Logo Passei Direto
Buscar
Vimos na primeira unidade que, dada essa sua proximidade com a extremidade do continente europeu – um continente em que, alguns séculos antes de 1500 d.C., muitos europeus ainda acreditavam ser a extremidade da Terra como um todo –, fez de Portugal uma nação notória. Com relação a isso, analise as sentenças abaixo:
I. A superioridade náutica de Portugal no período nos séculos XV e XVI, que lhe possibilitou encontrar a Bahia no ano de 1500 d.C.
II. Portugal se destacava por sua vanguarda marítima e por seu conhecimento da leitura dos astros, através da astronomia.
III. A superioridade marítima portuguesa fez com que surgissem diversas lendas, uma delas atribuía os progressos da marinha portuguesa à escola fundada por D. Henrique, onde teriam se agrupado os mais variados sábios, de várias partes da Europa.
IV. A existência de algumas super escolas portuguesas foram comprovadas, assim a superioridade marítima de Portugal não se relaciona tanto às motivações econômicas de seu tempo e às condições históricas de sua organização e desenvolvimento.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das sentenças: I. A superioridade náutica de Portugal no período nos séculos XV e XVI, que lhe possibilitou encontrar a Bahia no ano de 1500 d.C. - Falso. Embora Portugal tivesse uma grande superioridade náutica, a descoberta do Brasil (Bahia) foi feita por Pedro Álvares Cabral em 1500, mas a afirmação não é precisa em relação à superioridade náutica especificamente. II. Portugal se destacava por sua vanguarda marítima e por seu conhecimento da leitura dos astros, através da astronomia. - Verdadeiro. Portugal realmente se destacou na navegação e na astronomia, o que contribuiu para suas explorações marítimas. III. A superioridade marítima portuguesa fez com que surgissem diversas lendas, uma delas atribuía os progressos da marinha portuguesa à escola fundada por D. Henrique, onde teriam se agrupado os mais variados sábios, de várias partes da Europa. - Verdadeiro. A Escola de Sagres, associada a D. Henrique, é frequentemente mencionada como um centro de conhecimento náutico. IV. A existência de algumas super escolas portuguesas foram comprovadas, assim a superioridade marítima de Portugal não se relaciona tanto às motivações econômicas de seu tempo e às condições históricas de sua organização e desenvolvimento. - Falso. A superioridade marítima de Portugal está, sim, relacionada a motivações econômicas e condições históricas, portanto essa afirmação é incorreta. Com base na análise, as sentenças corretas são II e III. Assim, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: b) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Companhia de Jesus atracou em terras brasileiras em 1549, junto com o Governo-geral de Tomé de Sousa. Seu objetivo era catequizar os nativos e amealhar mais fiéis à fé cristã, de inclinação católica. Um dos motivos disso foi ______________________ que converteu grande parte dos fiéis católicos europeus ao protestantismo. Assinale a alternativa correta.
a. A colonização.
b. A Reforma Protestante.
c. O renascimento.
d. O iluminismo.
e. A Contra-reforma.

Se tratando de riquezas, a intenção dos portugueses, assim como a dos espanhóis, era encontrar ouro nas terras americanas. Os portugueses não foram tão felizes quanto os espanhóis nessa missão, pelo menos em um primeiro momento. Dessa forma, analisaram o território e viram o poderiam tirar proveito. Qual foi o primeiro recurso natural a ser explorado?
Assinale a alternativa correta.
a. Pau-brasil
b. Algodão
c. Café
d. Ouro
e. Açúcar

Aos poucos, a casa grande, liderada pelo senhor do engenho, suas vontades e redes de poder, dão espaço para maneiras e costumes importados da Europa nos navios trazidos pela Corte. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. Antes da chegada de D. João VI, a cidade estava confinada a uma restrita área central. II. Antes da corte vir para o Rio de Janeiro, a cidade possuía ruas estreitas, mal calçadas, era suja, sem remoção de lixo. III. D. João VI concedia graças, o que constituía seu capital simbólico, como moeda de troca para estabelecer relações e favores com os endinheirados negociantes fluminenses.
a. Apenas I está correta.
b. II e III estão corretas, apenas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas II está correta.
e. I e II estão corretas, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina