Logo Passei Direto
Buscar
Sobre Henrique VIII, suas crises matrimoniais e os muitos atritos que o rei teve com a Igreja Católica Apostólica Romana.
Assinale a alternativa correta:
c. Em grande parte, o Papa se recusava a atender o pedido de Henrique VIII feito à Santa Sé pela anulação de seu casamento com Catarina por temer os problemas que teria com a Espanha e as prováveis discórdias com o Imperador Carlos V, que era sobrinho de Catarina.
User badge image
Questões Para a Compreensão

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar a afirmativa apresentada: A afirmativa diz que "Em grande parte, o Papa se recusava a atender o pedido de Henrique VIII feito à Santa Sé pela anulação de seu casamento com Catarina por temer os problemas que teria com a Espanha e as prováveis discórdias com o Imperador Carlos V, que era sobrinho de Catarina." Essa afirmativa é verdadeira. O Papa Clemente VII hesitou em anular o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, em parte devido à pressão política que enfrentava, especialmente por causa da influência de Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico e sobrinho de Catarina. A recusa do Papa em atender ao pedido de Henrique VIII foi um dos fatores que levaram à ruptura com a Igreja Católica e à criação da Igreja Anglicana. Portanto, a alternativa correta é a que você apresentou, que é verdadeira. Se houver mais alternativas a serem analisadas, por favor, forneça-as para que eu possa ajudar a identificar a correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na cidade de Genebra, João Calvino foi o iniciador da chamada “Reforma Calvinista”, que veio a ser tão importante quanto a de Lutero (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020). Sobre as características de sua teologia e os desenvolvimentos históricos ligados a ele, leia atentamente as seguintes assertivas:
É correto o que se diz em:
I – Calvino teria se convertido à fé protestante em 1533 e foi acusado de ter sido autor do discurso proferido por Nicholas Corp em defesa da fé reformada, o que o levou a fugir para a cidade de Angoulême. Mais tarde, em 1536, terminou a sua obra prima: “Instituição da Religião Cristã”, onde se encontra uma parte significativa de suas convicções religiosas.
II – O protestantismo calvinista foi responsável por ter firmado os princípios do que viria a ser chamado por Max Weber de “Espírito do Capitalismo”, pois segundo os seus ideais de trabalho e riqueza, as aquisições financeiras advêm de Deus através do empenho do homem no exercício de suas funções – uma postura distinta da Igreja Católica, que condenava o lucro.
III – As divergências entre Lutero e Calvino estavam na rigidez de suas doutrinas. Calvino defendia a extrema reverência nas celebrações, a ausência de devoção a imagens, a abdicação das bebidas e jogos, a assistência aos pobres, a proibição das danças e trocas públicas de carícias e a restrição ao uso do órgão como único instrumento musical em celebrações.
IV – A partir de 1541, Calvino tornou-se o homem mais importante de Estrasburgo, onde atuou como pastor por dois anos junto com Guillaume Farel buscando transformá-la num estado onde o governo teria a exclusiva finalidade de fazer a população observar a prática de sua religião. Os cidadãos deveriam fazer uma profissão de fé e viver de acordo com a mesma.
a. I e II, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. I e IV, apenas.

Sabe-se que os burgueses receberam esse nome devido aos burgos, isto é, as fortificações que circundavam as feiras realizadas nos arredores das cidades e onde eles se instalavam para descansar de suas viagens e adquirir provisões, entre outras necessidades – seu surgimento propiciou muitas mudanças na dinâmica social da época (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno. História Moderna, Unidade I, UniFATECIE, 2020).
Sendo assim, sobre o impacto histórico exercido por esses mercadores, assinale a alternativa correta:
b. O valor da moeda passou a ser muito maior do que o da posse de terra, pois o dinheiro agora permeava mais do que antes as relações sociais. Logo, os senhores feudais acharam-se obrigados a vender parte de suas terras aos burgueses, sob a condição de que os novos proprietários não as revendessem, o que limitava o seu livre uso da terra.
c. Inicialmente, a relação entre os senhores feudais e os burgueses foi de mútuo benefício: enquanto os senhores feudais ofereciam aos burgueses alguns privilégios para comercializar no feudo/cidade sob seu domínio, proteção em caso de furtos e impostos mais brandos ou até nulos, as feiras dos burgueses rendiam muito para os senhores feudais.
d. Concomitante às atividades comerciais das feiras, deu-se a ampliação das cidades, e muitos camponeses viam nelas uma oportunidade de libertação de suas obrigações para com seus senhores feudais. Logo, houve um processo de êxodo rural no qual essa camada da sociedade apinhava as cidades de modo a comprar sua liberdade após um ano de estadia.
e. Os burgueses passaram a exercer uma pequena influência política no interior das cidades, buscando atender à crescente demanda econômica em uma árdua disputa com a Igreja pelo controle da escolha de funcionários para cargos públicos, uma vez que esta os condenava pela prática da usura e pela obtenção de lucros com as guildas comerciais.

A Baixa Idade Média, identificada com os séculos que sucederam o século XI na Europa, foi marcada por fatores como o renascimento urbano e o surgimento da burguesia (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020).
Sobre as circunstâncias sociais e econômicas deste período, assinale a alternativa correta:
b. A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e camponeses nos centros urbanos.
c. O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a aliança entre a burguesia e a nobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra com o desejo de consumir bens estrangeiros.
d. Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo.
e. O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção alimentícia na época.

Mais conteúdos dessa disciplina