Logo Passei Direto
Buscar
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um tributo de competência federal que incide sobre os produtos da indústria nacional ou na importação de produtos estrangeiros no desembaraço aduaneiro. Considere as afirmacoes sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados:
Estão CORRETAS as afirmações:
I. O IPI é um tributo não cumulativo, ou seja, ocorre a compensação de créditos de valores pagos em operações anteriores.
II. O IPI adota alíquotas inversamente proporcionais à essencialidade do produto com o objetivo de atender ao Princípio Constitucional da Capacidade Contributiva.
III. O Imposto sobre Produtos Industrializados tem como único fato gerador a sua saída de produtos industrializados dos estabelecimentos industriais ou equiparados.
IV. A base de cálculo no IPI, nas operações internas (ocorridas dentro do país) é o valor da operação pela qual a mercadoria deixa o estabelecimento do industrial ou do comerciante a ele equiparado.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
User badge image
Desafios para Aprender

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): I. O IPI é um tributo não cumulativo, ou seja, ocorre a compensação de créditos de valores pagos em operações anteriores. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o IPI permite a compensação de créditos. II. O IPI adota alíquotas inversamente proporcionais à essencialidade do produto com o objetivo de atender ao Princípio Constitucional da Capacidade Contributiva. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois produtos menos essenciais têm alíquotas mais altas, enquanto produtos essenciais têm alíquotas mais baixas. III. O Imposto sobre Produtos Industrializados tem como único fato gerador a sua saída de produtos industrializados dos estabelecimentos industriais ou equiparados. Falso, o fato gerador do IPI também ocorre na importação de produtos, não apenas na saída de produtos dos estabelecimentos. IV. A base de cálculo no IPI, nas operações internas (ocorridas dentro do país) é o valor da operação pela qual a mercadoria deixa o estabelecimento do industrial ou do comerciante a ele equiparado. Verdadeiro, essa afirmação está correta. Agora, vamos compilar as informações: - I: Verdadeiro - II: Verdadeiro - III: Falso - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmações corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ISS - Imposto sobre serviços de qualquer natureza, de competência municipal, tem como principal finalidade a arrecadação de recursos para os municípios, que são os titulares da competência tributária. Considerando as características do ISS podemos classificá-lo como um:
Tributo direto.
Tributo cumulativo.
Tributo seletivo.
Tributo adicional.
Tributo fiscal.

O ISS é um tributo de competência municipal que incide sobre a prestação de serviços de qualquer natureza. Os municípios, em relação ao ISS devem ser considerados como:
responsável tributário.
solidariamente obrigado.
contribuinte.
sujeito ativo.
sujeito passivo.

O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal. Sua regulamentação constitucional está prevista na Lei Complementar 87/1996 (a chamada "Lei Kandir"). Analise as afirmativas a seguir sobre ICMS e assinale a alternativa correta:
Estão corretas as afirmacoes:
I. O ICMS incide sobre o fornecimento de mercadorias com prestação de serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios;
II. O ICMS incide sobre o fornecimento de mercadorias com prestação de serviços sujeitos ao imposto sobre serviços, de competência dos Municípios, quando a lei complementar aplicável expressamente o sujeitar à incidência do imposto estadual.
III. O ICMS é um tributo de competência Estadual, mas alíquotas interestaduais são de competência do Senado Federal.
IV. Salvo deliberação em contrário dos estados e do Distrito Federal, a alíquota interna não pode ser superior à alíquota interestadual.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.
I e III apenas.

O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal. O ISS é conhecido também pela sigla ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Quase todas as operações envolvendo serviços geram a cobrança deste tributo. Na definição da base de cálculo do ISS, as empresas prestadoras de serviços devem considerar:
a receita líquida dos serviços.
o valor total cobrado na prestação do serviço.
o preço do serviço deduzidos dos custos diretos.
o lucro obtido.
o preço do serviço deduzidos dos custos indiretos.

Mais conteúdos dessa disciplina