Logo Passei Direto
Buscar
O Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – AFRMM é um tributo de competência federal que incide sobre a contratação do frete marítimo – consequentemente, de incidência bastante comum em operações de comércio exterior, visando captar recursos para restauração e modernização da frota naval mercante do país.
Sobre o AFRMM, analise:
I – O fato gerador do AFRMM é o início efetivo da operação de descarregamento da embarcação em porto brasileiro, a qual pode ser proveniente do exterior, em navegação de longo curso ou de portos brasileiros, em navegação de cabotagem ou de navegação fluvial e lacustre;
II – O AFRMM é calculado sobre a remuneração do transporte aquaviário;
III – É estabelecida uma alíquota na navegação fluvial e lacustre para o transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste;
Todas as alternativas estão corretas;
Nenhuma das alternativas está correta;
Alternativa II está correta;
Alternativas I e III estão corretas;
Alternativa I está correta;
User badge image
PublicoGestor

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM): I – O fato gerador do AFRMM é o início efetivo da operação de descarregamento da embarcação em porto brasileiro, a qual pode ser proveniente do exterior, em navegação de longo curso ou de portos brasileiros, em navegação de cabotagem ou de navegação fluvial e lacustre. Verdadeiro. O fato gerador realmente ocorre no momento do descarregamento em porto brasileiro. II – O AFRMM é calculado sobre a remuneração do transporte aquaviário. Verdadeiro. O AFRMM incide sobre o valor do frete, que é a remuneração do transporte aquaviário. III – É estabelecida uma alíquota na navegação fluvial e lacustre para o transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste. Verdadeiro. Existe uma alíquota específica para essas situações. Agora, considerando que todas as afirmativas I, II e III estão corretas, a alternativa que contém todas as informações verdadeiras é: Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As medidas compensatórias têm como objetivo compensar subsídio concedido, direta ou indiretamente, no país exportador, para a fabricação, produção, exportação ou ao transporte de qualquer produto, cuja exportação ao Brasil cause dano à indústria doméstica e podem ser aplicadas para neutralizar efeitos de subsídios governamentais.
Atente para as alternativas: I – As medidas compensatórias não precisam da instauração de um processo de investigação para preceder a comprovação da existência de dano à indústria doméstica; II – As medidas compensatórias se revelam danosas à indústria doméstica, por isso, precisam de investigações governamentais; III – As medidas compensatórias dependem da instauração de um processo de investigação que é precedido pela confirmação de subsídio e a comprovação da existência de dano à indústria doméstica, bem como da relação causal entre eles; IV – As medidas compensatórias são a confirmação de subsídios e a comprovação da existência de dano à indústria doméstica; V – As medidas compensatórias, os subsídios e o Dumping possuem relação contextual entre eles.
II, III e IV.
I e III.
V.
IV.
III.

A Pro Forma Invoice é o documento emitido pelo exportador ao importador, onde se formaliza e confirma a negociação internacional, porém, apesar de ser um contrato entre as partes, não gera obrigações de pagamento por parte do importador.
Nesse contexto, avalie as alternativas. I – A Pro Forma Invoice é o documento que estabelece o preço internacional após a operação ser finalizada; II – A Pro Forma Invoice é o documento que conceitua a tomada de preço internacional, em relação ao que se objetiva adquirir; III – A Pro Forma Invoice constitui uma obrigação de pagamento internacional; IV – A Pro Forma Invoice estabelece o pagamento de tributos pelo exportador; V – A Pro Forma Invoice condiciona a operação de importação à entrada de divisas cambiais no mercado interno do exportador. É correto o que se afirma em:
II
IV
V
III
I

A Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM é uma lista de produtos, códigos e alíquotas (TEC) e tem como base o Sistema Harmonizado.
A esse respeito, analise as possibilidades:
I – A NCM se fundamenta na atuação do Siscomex junto à Receita Federal do Brasil;
II – A NCM é uma linguagem aduaneira, comum à maioria dos países que atuam no comércio internacional;
III – A NCM foi adotada no Mercado Comum do Sul – MERCOSUL, desde a criação do Bloco Econômico;
IV – A numeração da NCM consiste em seis dígitos do Sistema Harmonizado, acrescida de 2 dígitos;
V – A NCM capta informações no Sistema Harmonizado e distribui nas etapas de despacho do Siscomex.
II, III e IV, estão corretas
III e V estão corretas
I e II estão corretas
II, IV e V estão corretas
Todas as alternativas estão corretas

O território aduaneiro é a área de abrangência da cobrança de direitos aduaneiros e compreende todo o território nacional, inclusive o mar territorial, as águas territoriais e o espaço aéreo correspondente.
Analise as alternativas: I – O território aduaneiro se divide em: portos, aeroportos, pontos de fronteiras alfandegados e terminais alfandegados; II – O território aduaneiro se divide em: zona primária e secundária; III – O território aduaneiro se divide em: áreas federais e insulares; IV – O território aduaneiro se divide em: unidades destinadas ao armazenamento de mercadorias e áreas aéreas alfandegadas; V – O território aduaneiro se divide em: ambiente potencial e exponencial; É correto o que se afirma em:
II
IV
V
III
I

A Classificação Fiscal de Mercadorias foi estabelecida, objetivando determinar os tributos que seriam incidentes nas operações de comércio internacional e estabelecer o tratamento administrativo dos produtos e os controles estatísticos.
Avalie as afirmacoes a seguir: É correto o que se afirma em:
I – A classificação fiscal de mercadorias é a coordenadoria da especificação da mercadoria, obedecendo as orientações do Siscomex;
II – A classificação fiscal de mercadorias é o processo de determinação do código numérico representativo da mercadoria, baseada em critérios estabelecidos na Nomenclatura Comum do Mercosul;
III – A classificação fiscal de mercadorias representa no Brasil a Normativa 28 de 5 de maio de 2017, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, padronizando tributos e o controles de cargas.
III
Todas as alternativas estão corretas
II
I
Nenhuma das alternativas está correta

O subsídio é considerado como uma concessão de benefícios.
Entretanto...
I – Caso haja, no país exportador, qualquer forma de sustentação de renda ou de preços que, direta ou indiretamente, contribua para aumentar exportações ou reduzir importações de qualquer produto;
II – Caso ocorra a saída da mercadoria após a remessa fiscal ser definida no país de origem;
III – Caso a operação se inicie na data do registro da Declaração de Importação - DI;
IV – Caso haja contribuição financeira por um governo ou órgão público, no interior do território do país exportador;
V – Caso haja avaliação de um contrato firmado entre exportador e importador em território externo ao ambiente da negociação.
I e IV
Todas as alternativas estão corretas
Todas as alternativas estão incorretas
I e III
II e V

A Câmara de Comércio Exterior – CAMEX assegura que como Estado integrante do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL, o Brasil adota a Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM e a Tarifa Externa Comum do MERCOSUL - TEC.
Em relação a TEC, avalie: I – Estabelece os valores aduaneiros no Brasil; II – Passou a vigorar em 1º de janeiro de 1995; III – Só pode ser adotada em operações de importações; IV – Só pode ser adotada em operações de exportação; V – Substituiu a antiga Tarifa Aduaneira do Brasil – TAB. É correto afirmar:
I, II e III são alternativas corretas
III, IV e V são alternativas corretas
I e III são alternativas corretas
II e V são alternativas corretas
I e IV são alternativas corretas

O ICMS além de ser o principal imposto de âmbito dos Estados brasileiros, abrange ainda, vários impostos que, consequentemente tem diversas hipóteses de incidência, incluindo também o valor do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI e possuindo alíquota que varia entre o tipo de produto comercializado.
A esse respeito analise as alternativas: Escolha a alternativa correta:
I – O ICMS conceitua a fase administrativa no licenciamento das importações;
II – O ICMS e o IPI são os tributos que promovem as consultas nas importações;
III – Quando ocorre a saída de determinado produto destinado à exportação, o exportador desfruta da não incidência do ICMS, porém, desde que a mercadoria tenha efetivamente saído do território aduaneiro;
IV – O ICMS passa pela análise da Receita Federal para ser aplicado;
V – Na fase cambial, o ICMS promove a compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações.
II
I
Nenhuma das alternativas está correta
II, III e IV
III

O Imposto de Exportação - IE tem como fato gerador a saída da mercadoria do território aduaneiro e para efeito de cálculo do Imposto, considera-se ocorrido o fato gerador na data de registro da DU-E.
Sobre o IE, analise as alternativas: É correto o que se afirma em:
I – É um imposto incidente somente sobre uma mercadoria nacional ou quando esta já está nacionalizada;
II – É um imposto de competência exclusiva da União;
III – É um imposto que promove as importações;
IV – É um instrumento que estabeleceu um novo cenário econômico para o Brasil;
V – É um instrumento de controle fiscal e comercial.
I e II
I, III e V
I, II e V
III e V
Todas as alternativas estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina