Logo Passei Direto
Buscar
Sabemos que sobretudo a partir do século XIX e ao longo do século XX, os Estados Unidos interviram diretamente em muitos países. Apenas três países da América do Sul estão na lista dos locais que não sofreram intervenções diretas dos Estados Unidos em seus territórios. Quais são eles?
Assinale a alternativa correta.
a. Brasil, Bolívia e Guiana.
b. Brasil, Argentina e Uruguai.
c. Peru, Paraguai e Venezuela.
d. Brasil, Suriname e Equador.
e. Brasil, Colômbia e Chile.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar quais países da América do Sul não sofreram intervenções diretas dos Estados Unidos ao longo do século XIX e XX. Vamos analisar as opções: a) Brasil, Bolívia e Guiana - O Brasil teve intervenções, e a Bolívia também passou por intervenções dos EUA. A Guiana, por outro lado, teve uma relação mais neutra. b) Brasil, Argentina e Uruguai - O Brasil e a Argentina tiveram intervenções diretas, enquanto o Uruguai também passou por influências dos EUA. c) Peru, Paraguai e Venezuela - O Peru e a Venezuela tiveram intervenções diretas, e o Paraguai também foi afetado. d) Brasil, Suriname e Equador - O Brasil teve intervenções, mas o Suriname e o Equador tiveram menos intervenções diretas. e) Brasil, Colômbia e Chile - O Brasil e a Colômbia tiveram intervenções, e o Chile também passou por intervenções diretas. Após essa análise, a alternativa que parece mais correta, considerando que o Suriname e o Equador tiveram menos intervenções diretas, é a d) Brasil, Suriname e Equador. No entanto, como o Brasil teve intervenções, a resposta correta é que não há uma alternativa que se encaixe perfeitamente. Se considerarmos apenas os países que não sofreram intervenções diretas, a resposta correta seria: Suriname e Equador, mas como o Brasil não se encaixa, a resposta correta não está nas opções apresentadas. Portanto, você deve revisar as opções, pois nenhuma delas parece correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: “A destituição do presidente da República, bem como o afastamento compulsivo de seus aliados da vida pública nacional, segundo seu entendimento, objetivou evitar potenciais e profundas modificações na estrutura econômica e política do Brasil. O caráter transformador das reformas estruturais, reivindicadas pelo movimento social, não foi assimilado nem pelos setores tradicionais da sociedade brasileira, vinculados à propriedade latifundiária, nem pelos modernos representantes de um modelo capitalista industrializado e internacionalizado.” (DELGADO, 2009, p. 127).
A citação acima nos informa sobre qual acontecimento histórico? Assinale a alternativa correta:
a. O presidente Getúlio Vargas é eleito.
b. O presidente João Goulart sofreu um golpe de Estado.
c. O presidente João Goulart deu um golpe de Estado.
d. O presidente Juscelino Kubitschek vence nova eleição.
e. O presidente Jânio Quadros foi reconduzido ao poder.

O bolivarianismo se instalou como política nacional venezuelana a partir de 1999 durante o governo de Hugo Chávez, com ideais de emancipação do capital americano, que acusava de imperialista, integração regional, nacionalismo e resgate da população pobre do país. A política venezuelana adotou políticas progressistas com Chávez, em outras palavras, políticas de esquerda, que não são políticas socialistas ou comunistas.
As políticas ditas bolivarianas fizeram da economia venezuela: Assinale a alternativa correta:
a. Uma economia comunista.
b. Uma economia socialista.
c. Uma economia feudal.
d. Uma economia capitalista.
e. Uma economia anarquista.

A partir da citação a seguir, analise as alternativas: "As diversas críticas à ditadura brasileira estimulou os presidente Ernesto Geisel (1907-1996) e João Figueiredo (1918-1999) a flexibilizar e reabrir a política nacional até o ponto em que a ditadura daria espaço à democracia. Em 1985 com um governo eleito pelo Congresso e tutelado pelos militares até 1989. Só então o povo pode retornar às urnas, depois de 29 anos, para votar em um presidente, a última havia sido em 1960.”
Segundo a citação, o que levou a ditadura brasileira ao seu fim? Assinale a alternativa correta:
a. A ideologia democrática dos militares.
b. A pressão soviética.
c. As diversas críticas à ditadura.
d. A pressão americana.
e. Os diversos debates promovido pelos militares.

Leia o trecho da carta abaixo: “É possível comprar ou vender o céu e o calor da terra? Tal Idéia é estranha para nós. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como podem comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrada para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada areia da prata, cada bruma nas densas florestas, cada clareira e cada inseto a zumbir são sagrados na memória do meu povo. A seiva que corre através das árvores carrega as memórias do homem vermelho [...]. Somos parte da terra e ela é parte de nós [...], Deste modo, quando o grande Chefe manda dizer que quer comprar nossa terra, ele pede muito de nós [...]. Consideraremos sua oferta de comprar nossa terra. Mas não será fácil, pois esta terra é sagrada para nós. (CATANI: 1988).
Este fragmento da carta do cacique Seattle ao presidente dos EUA se refere a qual processo histórico? . Assinale a alternativa correta:
a. Ao consenso político sobre a distribuição das terras nos EUA.
b. Ao valor comercial dado às terras pelos indígenas.
c. Ao choque cultural sobre o conceito de terra entre indígenas e estadunidenses.
d. Às disputas econômicas sobre as terras indígenas nos EUA.
e. Ao consenso cultural sobre o conceito de terra entre indígenas e estadunidenses.

Mais conteúdos dessa disciplina