Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Todos os objetos materiais são compostos de átomos. Existem diferentes tipos de átomos conhecidos como elementos atômicos.
II- Os elementos atômicos podem se combinar para formar compostos com propriedades distintas.
III- Os objetos materiais não são compostos de átomos e moléculas desses elementos e compostos.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Todos os objetos materiais são compostos de átomos. Existem diferentes tipos de átomos conhecidos como elementos atômicos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois todos os objetos materiais são, de fato, compostos por átomos, que são os elementos básicos da matéria. II- Os elementos atômicos podem se combinar para formar compostos com propriedades distintas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois os átomos se combinam para formar moléculas e compostos, que podem ter propriedades diferentes das dos elementos que os compõem. III- Os objetos materiais não são compostos de átomos e moléculas desses elementos e compostos. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois contradiz a primeira afirmativa, já que os objetos materiais são, sim, compostos de átomos e moléculas. Agora, vamos às alternativas: A) Somente a sentença II está correta. (Incorreta, pois I também está correta) B) As sentenças I e III estão corretas. (Incorreta, pois III está incorreta) C) As sentenças II e III estão corretas. (Incorreta, pois III está incorreta) D) As sentenças I e II estão corretas. (Correta, pois ambas I e II estão corretas) Portanto, a alternativa correta é: D) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Vamos considerar duas esferas condutoras A e B, uma eletrizada (A) e outra neutra (B). Ao colocarmos a esfera A, positivamente carregada, em contato com a esfera B, aquela atrai parte dos elétrons de B. Assim, A continua eletrizada positivamente, mas com uma carga menor, e B, que estava neutra, fica eletrizada com carga positiva. Essa é a maneira mais simples de se eletrizar um corpo. Quando dois corpos são encostados ou ligados por fios, pode haver a passagem de elétrons de um para o outro. Para que se realize esse tipo de eletrização, os corpos e os fios devem ser condutores, e nunca isolantes.
Com base nesse assunto, vamos supor que uma pequena esfera condutora A, no vácuo, possui, inicialmente, uma carga elétrica Q. Ela é posta em contato com outra esfera, idêntica a ela, mas neutra, e ambas são separadas após o equilíbrio eletrostático ter sido atingido. Esse procedimento é repetido mais 10 vezes, envolvendo outras 10 esferas idênticas à esfera A, todas inicialmente neutras. Ao final, a carga da esfera A é igual a:
a) Q/(2^15).
b) Q/(2^10).
c) Q/(2^12).
d) Q/(2^11).

A indução eletrostática consiste no fenômeno da separação de cargas em um corpo condutor (induzido), devido à proximidade de outro corpo eletrizado (indutor).
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo III com IV e que sua conclusão está correta.
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo I com II e que sua conclusão está correta.
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo I com II e que sua conclusão está errada.
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo III com IV e que sua conclusão está errada.
a) F - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - F - F.

Ao aproximarmos um corpo eletricamente carregado de um eletroscópio de folhas sem tocá-lo, é possível perceber que suas folhas, feitas de material condutor, abrem-se, indicando a presença de cargas elétricas próximas.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se ao contato elétrico entre o corpo carregado e o eletroscópio.
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se ao surgimento de uma separação de cargas, induzida pela carga presente no corpo aproximado.
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se à eletrização por contato promovida entre o corpo carregado e o indutor.
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se à transferência de elétrons pela eletrização por atrito que surge entre o ar e o eletroscópio.
a) F - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina