Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa em que o emprego da crase obedece à norma-padrão da língua portuguesa.
(A) Os adultos sentem-se pouco à vontade para demonstrar afeto aos pais.
(B) Ele começou à explicar por que se sentia constrangido ao declarar o amor ao pai.
(C) Os pais referiram-se à uma filha que é muito afetiva mesmo depois de adulta.
(D) A menina enviou mensagens à primas que não via há muito tempo.
(E) O fingimento é um comportamento bastante comum no dia à dia.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Para identificar a alternativa em que o emprego da crase está correto, precisamos lembrar que a crase é a fusão da preposição "a" com o artigo "a". Vamos analisar cada alternativa: (A) "Os adultos sentem-se pouco à vontade para demonstrar afeto aos pais." - Correto, pois "à vontade" é uma expressão fixa que usa crase. (B) "Ele começou à explicar por que se sentia constrangido ao declarar o amor ao pai." - Incorreto, pois deveria ser "a explicar", sem crase. (C) "Os pais referiram-se à uma filha que é muito afetiva mesmo depois de adulta." - Incorreto, pois deveria ser "a uma filha", sem crase. (D) "A menina enviou mensagens à primas que não via há muito tempo." - Incorreto, pois deveria ser "às primas", com crase. (E) "O fingimento é um comportamento bastante comum no dia à dia." - Incorreto, pois deveria ser "no dia a dia", sem crase. A única alternativa que apresenta o uso correto da crase é a (A). Portanto, a resposta correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que completa, corretamente, o segmento frasal, de acordo com o acento indicativo da crase.
A) à retomada da economia e a volta à normalidade, à luz do quadro social vigente.
B) as empresas à dar continuidade as doações, além de prover a igualdade de renda.
C) entre as empresas a prática de solidariedade, à qual se acrescenta uma consciência cidadã, frente às necessidades dos mais pobres.
D) o acesso a água potável e às ferramentas digitais, para que essas cheguem à todas as comunidades.
E) à cooperação política, para que, à começar com os mais pobres, todos ascendam à outro patamar.

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de concordância verbal.
(A) Ainda deve haver pessoas que, mesmo já sendo adultas, sonham com o aparecimento de novos heróis.
(B) Os heróis que marcaram a infância do autor, para as gerações atuais, possivelmente não represente algo significativo.
(C) Na opinião do cronista, heróis que urram, destroem, torturam e são figuras ambíguas não lhe causa comoção.
(D) É um consenso considerar que atributos como valentia e doação não pode faltar a heróis que se prezem.
(E) A renúncia a noivas, afetos e bens eram elemento fundamental na construção da identidade dos heróis clássicos.

Mais conteúdos dessa disciplina