Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
No poema de Mario de Andrade, publicado na década de 1940, a vida na metrópole aparece representada pela contraposição entre
A - a solidão e a multidão
B - o amor e o ódio
C - a mobilidade e a lentidão
D - a carência e a satisfação
E - a amizade e a indiferença
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

No poema de Mário de Andrade, a vida na metrópole é frequentemente explorada através da dualidade entre a solidão e a multidão, refletindo a experiência urbana de estar cercado por muitas pessoas, mas ainda assim se sentir isolado. Essa contraposição é uma característica marcante da literatura modernista, especialmente nas obras de Andrade. Analisando as alternativas: A - a solidão e a multidão - Esta opção reflete bem a temática do poema, que aborda a experiência de solidão em meio à agitação da cidade. B - o amor e o ódio - Embora possa ser uma temática presente em outras obras, não é o foco principal do poema em questão. C - a mobilidade e a lentidão - Essa contraposição não é a mais representativa da obra de Andrade. D - a carência e a satisfação - Embora possa ser relevante, não é a dualidade central do poema. E - a amizade e a indiferença - Também não é a principal contraposição abordada. Portanto, a alternativa correta é: A - a solidão e a multidão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas repercussões negativas na saúde pública, muitos médicos têm falado em "epidemia salgada" e promovido um movimento similar aquele que antecedeu as restrições impostas ao tabaco e ao álcool. Desde 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz campanhas para chamar a atenção sobre o excesso de sal. O movimento que defende as restrições ao sal já chegou ao Brasil. Na segunda quinzena de junho, reuniram-se em Brasilia representantes do meio académico, da indústria de alimentos, técnicos do Ministério da Saúde, da Agricultura e da Anvisa, agência federal que regulamenta a venda de comida industrializada e remédios. Como meta, discutiu-se passar, em dez anos, de 12 gramas per capita de sal por dia para os 5 gramas recomendados pela OMS. "Essa mudança ajudaria a baixar em 10% a pressão arterial dos brasileiros. Seria 1,5 milhão de pessoas livres de medicação para hipertensão", diz a nefrologista Frida Plavnik, representante da Sociedade Brasileira de Hipertensão na reunião. 1Segundo ela, haveria queda de 15% nas mortes causadas por derrames e de 10% naquelas ocasionadas por infarto. Com relação ao texto, considere as afirmativas a seguir.
I. A informação sobre o momento em que o consumo de sal pelos seres humanos aumentou é apresentada por meio de um relato atribuído a um historiador britânico.
II. Uma causa da apreciação das pessoas pelo sal é apresentada por meio de citação atribuida a um nefrologista dos Estados Unidos.
III. Dados sobre uma possível diminuição de mortes de brasileiros como consequência da redução do consumo de sal são atribuidos a uma representante da Sociedade Brasileira de Hipertensão, retomada em "Segundo ela" (ref. 1). Está(ão) correta(s)
A - apenas II
B - apenas I e III
C - apenas I
D - apenas III
E - Todas estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina