Observa-se a utilização disseminada do cálculo do Índice de Massa Corporal por profissionais da saúde e até mesmo por leigos, por ser uma medida simples e prática de ser realizada. Além disso, a Organização Mundial da Saúde utiliza o IMC como indicador do nível de Obesidade em diferentes países. O valor do IMC é obtido através do cálculo: IMC = Peso (kg) / Atura (m)².
Os valores de classificação do IMC adotados pela Organização Mundial da Saúde estão ilustrados na tabela a seguir.
Sendo assim, ao analisar dois indivíduos com as características descritas a seguir, qual seria a interpretação de um profissional de Educação Física tendo em vista o Índice de Massa Corporal de cada indivíduo?
Indivíduo 1
Fisiculturista
Idade: 38 anos
Peso: 120 kg
Altura: 1,75 m
Indivíduo 2
Executivo (exposto a atividades com baixo dispêndio energético, atividades <= 1.5 equivalentes metabólicos (METs) que caracteriza o comportamento sedentário)
Idade: 40 anos
Peso: 120 kg
Altura: 1,75 m
Com base nessas informações, sobre o IMC e a interpretação de resultados, avalie as afirmações a seguir.
I. O fisiculturista e o executivo possuem o mesmo valor de IMC, porém devem ser consideradas suas características individuais para interpretação dos resultados.
II. O fisiculturista deve ser avaliado por meio de outro método que demonstre seu percentual de gordura e percentual de massa muscular, pois o cálculo de IMC é limitado para averiguar a composição corporal.
III. O executivo, devido ao fato de realizar atividades com baixo dispêndio energético, provavelmente se enquadra na condição de obesidade grau II, explicitada pelo cálculo de IMC = Peso (kg) / Atura (m)².
É correto o que se afirma em
a. II e III, apenas.
b. I, II e III.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.
e. III, apenas.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O fisiculturista e o executivo possuem o mesmo valor de IMC, porém devem ser consideradas suas características individuais para interpretação dos resultados. Verdadeiro, ambos têm o mesmo peso e altura, portanto, o mesmo IMC. As características individuais são importantes para uma interpretação mais precisa. II. O fisiculturista deve ser avaliado por meio de outro método que demonstre seu percentual de gordura e percentual de massa muscular, pois o cálculo de IMC é limitado para averiguar a composição corporal. Verdadeiro, o IMC não distingue entre massa muscular e gordura, então métodos adicionais são necessários para uma avaliação mais completa. III. O executivo, devido ao fato de realizar atividades com baixo dispêndio energético, provavelmente se enquadra na condição de obesidade grau II, explicitada pelo cálculo de IMC = Peso (kg) / Altura (m)². Falso, para determinar se ele se enquadra em obesidade grau II, precisamos calcular o IMC. O IMC para ambos os indivíduos é 39,2, o que se enquadra na categoria de obesidade grau II (IMC entre 35 e 39,9). Portanto, essa afirmação é verdadeira. Com base na análise, todas as afirmações I, II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: b. I, II e III.