Os comprimidos são formas farmacêuticas sólidas obtidas por compressão, geralmente para administração oral. Apresentam vantagens como malor estabilidade química, mecânica e microbiológica em relação a outras formas farmacêuticas orais, especialmente as líquidas.
Associe corretamente os tipos de comprimidos descritos a seguir:
Comprimidos revestidos (drageados, peliculados, entéricos): Protegem o princípio ativo contra exposição ao ar e/ou umidade, mascaram sabores desagradáveis, permitem perfis de liberação modificados (como comprimidos entéricos, que dissolvem-se em pH ≥ 4,8) e proporcionam qualidades estéticas ao produto. Comprimidos de dissolução instantânea: Comprimidos que se desintegram rapidamente e liberam o fármaco sem controle de velocidade. Dissolvem-se na boca em questão de segundos, sem necessidade de água para deglutição. Comprimidos de liberação imediata: Comprimidos que liberam o fármaco de forma rápida após a ingestão, mas geralmente precisam ser engolidos com água e se desintegram no trato digestivo, são os comprimidos convencionais que não possuem nenhum tipo de controle de velocidade de liberação do ativo. Comprimidos de liberação modificada: Também conhecidos como de liberação prolongada, esses comprimidos liberam o princípio ativo de forma controlada ao longo do tempo. Eles são projetados para liberar o fármaco de maneira controlada em termos de velocidade, tempo e local, para alcançar niveis terapêuticos ótimos, com a liberação acontecendo geralmente após a passagem pelo estômago.
Qual alternativa associa corretamente os tipos de comprimidos descritos acima?
Todos os comprimidos entéricos liberam o fármaco imediatamente no estômago.
Comprimidos de dissolução instantânea e de liberação imediata devem receber uma camada de revestimento com polimero hidrofóbico, para aumentar velocidade de desintegração da matriz insolúvel.
Comprimidos de liberação modificada são projetados para liberar o fármaco de forma controlada ao longo do tempo.
Comprimidos revestidos dissolvem-se completamente no estômago e têm a mesma função dos comprimidos de dissolução instantânea.
Comprimidos de liberação prolongada são dissolvidos na boca em segundos.
Ed
ontem
A alternativa que associa corretamente os tipos de comprimidos descritos é: Comprimidos de liberação modificada são projetados para liberar o fármaco de forma controlada ao longo do tempo. As outras afirmações contêm erros sobre as características e funções dos diferentes tipos de comprimidos.