Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

UNINOVE

Os comprimidos são formas farmacêuticas sólidas obtidas por compressão, geralmente para administração oral. Apresentam vantagens como malor estabilidade química, mecânica e microbiológica em relação a outras formas farmacêuticas orais, especialmente as líquidas.

Associe corretamente os tipos de comprimidos descritos a seguir:

Comprimidos revestidos (drageados, peliculados, entéricos): Protegem o princípio ativo contra exposição ao ar e/ou umidade, mascaram sabores desagradáveis, permitem perfis de liberação modificados (como comprimidos entéricos, que dissolvem-se em pH ≥ 4,8) e proporcionam qualidades estéticas ao produto. Comprimidos de dissolução instantânea: Comprimidos que se desintegram rapidamente e liberam o fármaco sem controle de velocidade. Dissolvem-se na boca em questão de segundos, sem necessidade de água para deglutição. Comprimidos de liberação imediata: Comprimidos que liberam o fármaco de forma rápida após a ingestão, mas geralmente precisam ser engolidos com água e se desintegram no trato digestivo, são os comprimidos convencionais que não possuem nenhum tipo de controle de velocidade de liberação do ativo. Comprimidos de liberação modificada: Também conhecidos como de liberação prolongada, esses comprimidos liberam o princípio ativo de forma controlada ao longo do tempo. Eles são projetados para liberar o fármaco de maneira controlada em termos de velocidade, tempo e local, para alcançar niveis terapêuticos ótimos, com a liberação acontecendo geralmente após a passagem pelo estômago.

Qual alternativa associa corretamente os tipos de comprimidos descritos acima?

Todos os comprimidos entéricos liberam o fármaco imediatamente no estômago.

Comprimidos de dissolução instantânea e de liberação imediata devem receber uma camada de revestimento com polimero hidrofóbico, para aumentar velocidade de desintegração da matriz insolúvel.

Comprimidos de liberação modificada são projetados para liberar o fármaco de forma controlada ao longo do tempo.

Comprimidos revestidos dissolvem-se completamente no estômago e têm a mesma função dos comprimidos de dissolução instantânea.

Comprimidos de liberação prolongada são dissolvidos na boca em segundos.

User badge image
Natalia Souza

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A alternativa que associa corretamente os tipos de comprimidos descritos é: Comprimidos de liberação modificada são projetados para liberar o fármaco de forma controlada ao longo do tempo. As outras afirmações contêm erros sobre as características e funções dos diferentes tipos de comprimidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina