Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

UNINASSAU
eia o trecho a seguir:
“O Cuidado Paliativo surge como uma filosofia humanitária de cuidar de pacientes em estado terminal, aliviando a sua dor e o sofrimento. Estes cuidados preveem a ação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional, reconhecendo o limite da sua atuação, contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte.”
Fonte: HERMES, H. R.; LAMARCA, I. C. A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 9, p. 2577-2588, set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre adoecimento e morte, podemos afirmar que:
o século XX, com todo avanço da medicina, fez com o tema da morte fosse trabalhado com mais tranquilidade.
morrer sempre foi um tema de difícil comunicação desde a Idade Média.
a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.
pacientes em fase terminal precisam de mais atenção do que pacientes acometidos de doenças limitantes que podem ser tratadas fora do hospital.
a morte no ambiente domiciliar é que propicia uma forma humanizada de partida.
a) o século XX, com todo avanço da medicina, fez com o tema da morte fosse trabalhado com mais tranquilidade.
b) morrer sempre foi um tema de difícil comunicação desde a Idade Média.
c) a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.
d) pacientes em fase terminal precisam de mais atenção do que pacientes acometidos de doenças limitantes que podem ser tratadas fora do hospital.
e) a morte no ambiente domiciliar é que propicia uma forma humanizada de partida.

Mostrar menos
keyboard_arrow_up
Respostas disponíveis nesse materialRespondidaRespostas disponíveis nesse material
Muito acessado recentementeEm altaMuito acessado recentemente

PsiEstudando
em 02/05/202
User badge image
José Lucas Andrade

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Analisando as alternativas apresentadas em relação ao trecho sobre Cuidado Paliativo, podemos observar que a abordagem humanitária e a dignidade na morte são temas centrais. Vamos analisar cada alternativa: a) O século XX, com todo avanço da medicina, fez com que o tema da morte fosse trabalhado com mais tranquilidade. - Essa afirmação não reflete a realidade, pois a morte ainda é um tema delicado, mesmo com os avanços médicos. b) Morrer sempre foi um tema de difícil comunicação desde a Idade Média. - Embora a comunicação sobre a morte tenha sido difícil em várias épocas, essa afirmação não aborda diretamente a questão do cuidado paliativo. c) A morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente. - Esta alternativa está alinhada com a filosofia dos cuidados paliativos, que enfatiza a dignidade e o cuidado humanizado. d) Pacientes em fase terminal precisam de mais atenção do que pacientes acometidos de doenças limitantes que podem ser tratadas fora do hospital. - Essa afirmação pode ser discutível, mas não é o foco principal do cuidado paliativo. e) A morte no ambiente domiciliar é que propicia uma forma humanizada de partida. - Embora a morte domiciliar possa ser humanizada, essa afirmação não abrange o conceito mais amplo de cuidado paliativo. Diante disso, a alternativa que melhor reflete a essência do cuidado paliativo e a necessidade de um olhar humanizado é: c) a morte necessita de um olhar mais humanizado, a fim de propiciar dignidade ao paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina