Logo Passei Direto
Buscar

Leia o texto a seguir: 

A rádio comunitária (RC) surgiu como alternativa para a democratização da comunicação, historicamente controlada por grupos corporativos. Nasceu da necessidade da maioria da população de se expressar, de também ser emissora de mensagens e não apenas receptora. A primeira RC da América Latina foi criada em 1947, no vilarejo rural colombiano de Sutatenza, vinculada à igreja católica. No Brasil, o fenômeno despontou entre as décadas de 1970 e 1980, a partir de movimentos sociais, que, segundo Guattari (1986) buscam a reinvenção de novas formas de lutas. O conceito de RC, segundo a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), contempla uma diversidade de nomes dados, de forma geral, às emissoras radiofônicas não comerciais, como livre, alternativa e popular, entre outros, vinculadas a entidades representativas da sociedade civil, desde que não busquem o lucro financeiro. 

Fonte: ENCICLOPÉDIA INTERCOM de Comunicação – Volume 1 – Conceitos. São Paulo: Intercom, 2010, pp. 1012-1013. 

Considerando o texto acima e conceitos sobre as rádios comunitárias, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. As rádios comunitárias vão além de uma apropriação de meios tecnológicos de produção e veiculação radiofônica e têm um importante papel social nas comunidades, como uma espécie de instituição que permite a criação de fluxos comunicacionais e relações socioculturais no seu interior.

 PORQUE 

II. Há um foco importante nas interações sociocomunicativas geradas na comunidade, geralmente sem acesso às decisões de programação das emissoras comerciais, ao passo que nas rádios comunitárias essa participação torna-se democratizada, contribuindo para o desenvolvimento social e cidadão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 

Grupo de escolhas da pergunta



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

User badge image
erikadalbone

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

Vamos analisar as asserções uma a uma: I. As rádios comunitárias vão além de uma apropriação de meios tecnológicos de produção e veiculação radiofônica e têm um importante papel social nas comunidades, como uma espécie de instituição que permite a criação de fluxos comunicacionais e relações socioculturais no seu interior. Essa asserção é verdadeira, pois as rádios comunitárias realmente desempenham um papel significativo na promoção da comunicação e na construção de laços sociais dentro das comunidades. II. Há um foco importante nas interações sociocomunicativas geradas na comunidade, geralmente sem acesso às decisões de programação das emissoras comerciais, ao passo que nas rádios comunitárias essa participação torna-se democratizada, contribuindo para o desenvolvimento social e cidadão. Essa asserção também é verdadeira, pois as rádios comunitárias promovem a participação da comunidade nas decisões de programação, o que é uma característica fundamental que as diferencia das emissoras comerciais. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: A asserção II justifica a I, pois explica como as rádios comunitárias promovem a participação e a democratização da comunicação, o que reforça o papel social mencionado na I. Portanto, a opção correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina