Logo Passei Direto
Buscar

Leia os textos a seguir: 


Texto I: 


Pela abrangência, características e diversidade do rádio, o texto jornalístico nesse meio explora ao máximo as possibilidades de se apresentar de forma: (1) clara, permitindo a sua fácil assimilação por qualquer integrante da audiência; (2) precisa, ao retratar o objeto da notícia com exatidão, mas tendo consciência da impossibilidade de ser totalmente imparcial; e (3) concisa, dosando a quantidade de palavras utilizadas, com cada uma delas apresentando significado o mais completo possível para o seu público. Essa aparente simplicidade – a exemplo da exigida de outros discursos informativos – não deve ser confundida com pobreza estilística ou vocabular.  


Fonte: FERRARETO, L. A. Rádio: Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2014., pág. 99. 


Texto II: 


O discurso informativo, à custa de atingir o maior número de pessoas, não precisa, forçosamente, submeter-se à linguagem estereotipada, convencional, tolhida. Pretender um texto claro e objetivo não significa despi-lo de qualquer atrativo vocabular, nem limitar-lhe o número de palavras, em função de uma receptividade maior. Porque comunicar é um pouco mais que informar e, se a informação consegue situar-se em um bom nível de comunicabilidade, atinge mais profundamente o público a que se dirige.  


Fonte: SODRÉ, M.; FERRARI, M.H. Técnicas de redação: o texto nos meios de informação. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982, pág. 8. 


Considerando os textos acima, os conceitos de redação jornalística e a estrutura do texto jornalístico em rádio, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 


I. É importante que o texto radiojornalístico seja sintético, hierarquizando as informações e começando pelos elementos mais relevantes da notícia, adotando inclusive a fórmula da pirâmide invertida, uma vez que para o ouvinte a recepção daquela informação é volátil e efêmera.


PORQUE 


II. O texto noticioso de rádio deve responder àquelas perguntas clássicas do jornalismo, independente de qual seja o veículo, e a estrutura da pirâmide invertida aplicada ao formato da notícia radiofônica se assemelha ao lead, muito utilizado no jornalismo impresso.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


Grupo de escolhas da pergunta


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

User badge image
erikadalbone

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

Vamos analisar as asserções I e II: I. É importante que o texto radiojornalístico seja sintético, hierarquizando as informações e começando pelos elementos mais relevantes da notícia, adotando inclusive a fórmula da pirâmide invertida, uma vez que para o ouvinte a recepção daquela informação é volátil e efêmera. - Essa afirmação é verdadeira. O texto radiojornalístico realmente deve ser sintético e utilizar a pirâmide invertida, pois a atenção do ouvinte é limitada e a informação precisa ser clara e rápida. II. O texto noticioso de rádio deve responder àquelas perguntas clássicas do jornalismo, independente de qual seja o veículo, e a estrutura da pirâmide invertida aplicada ao formato da notícia radiofônica se assemelha ao lead, muito utilizado no jornalismo impresso. - Essa afirmação também é verdadeira. O texto de rádio deve responder às perguntas clássicas (quem, o quê, quando, onde, por quê) e a estrutura da pirâmide invertida é similar ao lead do jornalismo impresso. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: - A asserção II justifica a I, pois explica a importância de responder às perguntas clássicas e a estrutura da pirâmide invertida, que são fundamentais para a redação radiojornalística. Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina