A espessura do músculo adutor do polegar (EMAP) é uma medida direta, não havendo necessidade de aplicação de fórmulas para o cálculo de seu valor real (MUSSOI, 2017). Deve ser realizada com o paciente sentado, o braço flexionado a aproximadamente 90° com o antebraço e a mão apoiada sobre o joelho, sendo que a mão deve estar relaxada. O plicômetro deve exercer pressão contínua de 10 g/mm2 para pinçar o músculo adutor no vértice de um triângulo imaginário formado pela extensão do polegar e indicador.
Homem, 55 anos, hospitalizado por câncer no trato gastrointestinal, aguardando cirurgia, apresentou EMAP de 12mm na mão dominante. Segundo BRAGAGNOLO (2009), qual a classificação?
Alternativas:
Ed
há 5 dias
Para classificar a espessura do músculo adutor do polegar (EMAP) de 12 mm em um homem de 55 anos, é importante considerar os valores de referência estabelecidos por Bragagnolo (2009). Geralmente, uma EMAP de 12 mm pode ser indicativa de desnutrição ou atrofia, dependendo do contexto clínico e das referências específicas. Com base nas informações disponíveis, a resposta correta seria: c) Desnutrição. É sempre bom verificar as referências específicas e considerar o estado geral do paciente para uma avaliação mais precisa.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade