Ed
há 3 meses
A questão trata das primeiras escolas normais no Brasil durante o Período Imperial, voltadas para a formação de professores elementares. Analisando as alternativas: A) Afirma que as escolas normais tiveram amplo incentivo do Estado e criação de muitas escolas duradouras — isso não condiz com a realidade histórica, pois o incentivo estatal foi limitado e as escolas normais eram poucas e frágeis. B) Afirma que as primeiras escolas normais eram frágeis, com existência intermitente e efeitos limitados, sendo fechadas constantemente nas províncias — essa é a descrição correta do contexto histórico. C) Afirma que a maioria dos professores elementares recebia formação nas escolas normais — incorreto, pois a maioria não tinha formação formal. D) Afirma que homens e mulheres eram admitidos desde o início e que as escolas normais tinham caráter de ensino superior — incorreto, pois inicialmente eram voltadas para ensino básico e predominantemente femininas. Portanto, a alternativa correta é: B) As primeiras escolas normais no Brasil eram frágeis, com existência intermitente e efeitos limitados, sendo fechadas constantemente nas províncias.