Buscar

Quais as principais diferenças entre: a) Recuperação Judicial x Concordata; b) Créditos Concursais e Créditos Extraconcursais;

💡 4 Respostas

User badge image

Thainá Scarídi

A)

A recuperação judicial engloba toda e qualquer empresa em crise econômico-financeira, a Concordata era um instituto disponível apenas para empresas insolventes que demonstrassem real possibilidade de recuperação.

Na Concordata, o magistrado possuia amplos poderes, incluindo de deferimento ou não. Na recuperação judicial, estes poderes são dos credores.

A Concordata exigia a inexistência de titulo protestado para que fosse concedida, na recuperação judicial, a Lei 11.101/05 retirou tal condicionante, pois submetia o devedor insolvente a uma situação de extrema fragilidade, visto que ficava a mercê da boa-fé de seus credores.

A concordata abrangia somente os créditos quirografários, a recuperação judicial abrange todos os créditos constituídos ao tempo da ação

3
Dislike0
User badge image

Thainá Conceição Souza

Muito obrigada, sabe onde encontro material que defina somente a concordata?

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A) Na verdade, a Concordata não existe mais no Direito Brasileiro, tendo existido somente até 2005. Pela forma que ela atuava nas empresas, acaba levando-as à falência. Por isso, foi criada a Recuperação Judicial, que substituiu a Concordata e é uma maneira de tentar ajudar as empresas a se recuperarem para não falirem. A Recuperação Judicial é mais maleável que a Concordata e, portanto, facilita a recuperação das empresas.

B) Os créditos extraconcursais se referem aos credores da massa falida, enquanto os créditos concursais se referem aos credores do falido. Isso significa que os créditos extraconcursais são as dívidas que foram adquiridas ao longo da recuperação judicial e, portanto, possuem preferência no momento da falência. Enquanto isso os créditos concursais são as dívidas adquiridas anteriormente ao processo de recuperação judicial e estão atrás dos extraconcursais no momento do pagamento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais