As dinâmicas e os contextos da ética profissional remontam a um tempo recente, uma vez que o desenvolvimento das competências e das atividades do mercado de trabalho acompanha o desenvolvimento do modo capitalista de produção e, assim, também podem ser analisados histórica e filosoficamente (Gontijo, 2006).
Dessa forma, ao considerar as ponderações do texto de base, analise as afirmações a seguir:
I. As reflexões sobre a relação entre a ética e o mundo do trabalho observam, em Karl Marx, uma lógica em que a Revolução Industrial altera as relações do ser humano com a sua capacidade produtiva e laboral.
II. A alienação do indivíduo em relação ao objeto e aos resultados de seu trabalho ocorre a partir da evolução da manufatura, em que as modernas fábricas multiplicavam a produtividade do trabalhador.
III. A principal tese de Marx é de que o trabalho historicamente se dimensionou e determinou com base no comportamento externo, isto é, nas necessidades da sociedade frente à sua evolução econômica.
É correto o que se afirma em:
A.
I, apenas.
B.
II, apenas.
C.
III, apenas.
D.
I e II, apenas.
E.
II e III, apenas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. As reflexões sobre a relação entre ética e trabalho em Marx destacam que a Revolução Industrial alterou as relações do ser humano com sua capacidade produtiva e laboral. Isso está correto, pois Marx discute a transformação do trabalho e a alienação decorrente da Revolução Industrial. II. A alienação do indivíduo em relação ao objeto e aos resultados do trabalho ocorre a partir da evolução da manufatura, com as modernas fábricas aumentando a produtividade do trabalhador. Essa afirmativa está incorreta, pois a alienação, segundo Marx, se intensifica com a produção capitalista industrial, não apenas com a manufatura. III. A principal tese de Marx é que o trabalho se dimensiona e determina com base no comportamento externo, ou seja, nas necessidades da sociedade frente à sua evolução econômica. Essa afirmativa está correta, pois Marx entende o trabalho como uma atividade social condicionada pelas relações econômicas. Portanto, os itens corretos são I e III. Nenhuma alternativa apresenta exatamente I e III juntos, mas a alternativa que contém apenas I está correta (A), e a que contém II e III está incorreta, pois II é falso. Assim, a alternativa correta é: A. I, apenas.
Cadastre-se ou realize login