Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Outros
A lei nº 10.639/03 (Brasil, 2003) é uma medida planejada para oferecer intervenções pedagógicas que contemplem elementos históricos e culturais de matriz africana para ampliar o leque de ferramentas por meio do qual é possível operacionalizar compreensões de mundo. Mais de uma década depois de sua promulgação e o debate acerca da urgência de implementar um programa efetivamente construído a partir dos propósitos desta lei ainda ressoa. SANTOS, E. F. DOS; PINTO, E. A. T.; CHIRINÉA, A. M. A Lei no 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade, v. 43, n. 3, p. 949–967, 9 abr. 2018.
Sobre a Lei 10.639/03 avalie as afirmacoes abaixo atribuindo V para verdadeiro e F para falso.
Parte de uma demanda do movimento negro e de intelectuais.
Acredita que a escola é fundamental na luta antirracista.
Preocupa-se com a educação para a diversidade.
F, F, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, V, V.
V, V, V.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 21 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 21 horas

Vamos analisar cada afirmação sobre a Lei nº 10.639/03: 1. Parte de uma demanda do movimento negro e de intelectuais. Verdadeiro (V). A lei surgiu a partir da pressão do movimento negro e de intelectuais que reivindicavam a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. 2. Acredita que a escola é fundamental na luta antirracista. Verdadeiro (V). A lei reconhece o papel da escola como espaço essencial para combater o racismo por meio da educação. 3. Preocupa-se com a educação para a diversidade. Verdadeiro (V). A lei visa promover o respeito à diversidade cultural, especialmente valorizando a cultura afro-brasileira. Portanto, a sequência correta é: V, V, V. Resposta correta: V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e do Caribe. O Brasil, como os demais países latino-americanos de tradição escravocrata e colonialista, segue enfrentando as mazelas do racismo estrutural e estruturante de nossa sociedade. Em razão dos frágeis regimes democráticos instaurados no continente americano após o período escravocrata, nunca se assegurou aos negros condições de igualdade com os não negros.
Com relação à luta da mulher negra brasileira, em condições desiguais para sobreviver e conquistar sua cidadania, assinale a alternativa incorreta:
O recrudescimento do racismo e o modelo de desenvolvimento social e econômico no Brasil não impactam profundamente a vida das mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, imigrantes e refugiadas. Dessa forma, o racismo, como tal, não é um elemento estruturante da sociedade e da população brasileira.
Entre as consequências do racismo, estão mortes evitáveis de mulheres, por falta de acesso à assistência de saúde pública e adequada, a falta de procedimentos no combate à violência contra a mulher pelo machismo patriarcal, pelas manifestações de discriminação por raça, etnia e/ou nacionalidade, de gênero e/ou orientação sexual e intolerância religiosa.
No quadro social brasileiro, ainda temos uma baixa qualidade de vida da mulher negra, verificada em cada indicador econômico ou social produzido pelo Estado brasileiro, situação que provoca o êxodo de mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, imigrantes e refugiadas.
Apesar do empenho nas últimas décadas em ações de diminuição das desigualdades sociais e de enfrentamento da violência contra a mulher, essas não impediram o aumento de assassinatos de mulheres negras, o aumento do encarceramento feminino e a continuidade das violações de direitos das mulheres negras.
A desigualdade racial tende a atingir de forma mais forte a mulher, especialmente se ela for pobre e desempregada ou em atividades precarizadas.

(UFU - MG / 2010 - Adaptada) O movimento negro no Brasil, embora exista de fato desde a Colônia, teve seus avanços reais constituídos em políticas públicas a partir dos anos 1990. Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, analise as afirmativas:
E estão corretas apenas as afirmativas:
I. Tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
II. Pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.
III. Relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.
IV. Pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.
II, III e IV
I, II e III.
I e II
I e IV.
III e IV

“A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol; música, sobretudo o samba; e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.” CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Em relação ao argumento de que existe uma democracia racial no Brasil, o autor demonstra que:
essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.
esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.
essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.
esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.
essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.

O Movimento Negro surge como uma forma de organização política de grupos que, em especial nos centros urbanos, queriam dar visibilidade às suas bandeiras.
Um dos importantes marcos neste sentido foi:
A criação de jornais operários que visavam fortalecer o papel do operariado negro.
O fomento de políticas públicas, dado que sempre conseguiram eleger seus próprios representantes.
A criação de centros de educação e cultura, como o movimento de Abdias Nascimento, como forma de fortalecer a identidade.
A participação efetiva na Constituição de 1988, em que as bandeiras e necessidades do Movimento Negro foram atendidas.
A lei de diretrizes e bases da educação de 1961, que garantia o acesso dos jovens negros à educação.

A lei 10.639/03 é considerada um marco histórico do movimento negro em defesa de suas políticas públicas referentes à educação.
A defesa da lei se dá por qual motivo?
A necessidade dos debates sobre como os negros foram humilhados, mas, ainda assim, foram os pés e as mãos do Brasil.
A construção de um modelo de educação decolonial, marcada pela necessidade de valorizar a identidade nacional.
A descolonização do pensamento, demonstrando que sociedades e histórias distintas nos constituem.
A modificação da história oficial brasileira, que excluía o negro.
A rediscussão da identidade nacional, rompendo com os padrões eurocêntricos, centrando nosso olhar para África e Américas.

Mais conteúdos dessa disciplina