Logo Passei Direto
Buscar
Estudo do meio é um método de ensino que tem como base a interdisciplinaridade que proporciona aos sujeitos da educação o contato direto com a realidade do ambiente ou local em que será estudado. As ações precisam ser muito bem planejadas, pois todas as condições do local escolhido interferem no processo de aprendizagem. O estudo do meio é pensado como um tipo de trabalho de campo em que:
se pretende que o educando possa ser afetado pelo entorno, num ambiente novo, diferente do encerramento cotidiano em sala de aula.
os estudantes devem estar atentos ao seu contexto familiar para compreender os comportamentos herdados que reproduz.
jamais se extrapola o ambiente seguro da escola, pois ambientes que oferecem riscos não são locais para estudo.
não há qualquer planejamento para que a vivência seja sentida como uma aventura.
o educando deve desligar-se completamente dos conteúdos.
User badge image
Questões Para a Compreensão

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

A alternativa correta é: "se pretende que o educando possa ser afetado pelo entorno, num ambiente novo, diferente do encerramento cotidiano em sala de aula." Explicação: O estudo do meio busca proporcionar aos estudantes uma experiência direta com o ambiente real, promovendo a interdisciplinaridade e o contato com contextos diferentes do ambiente escolar tradicional, para enriquecer o processo de aprendizagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

"Num intervalo de pouco mais de 30 anos, o ensino superior brasileiro passou por expressivas mudanças em sua morfologia. No início dos anos 1960, contávamos com aproximadamente uma centena de instituições, a maioria delas de pequeno porte voltadas basicamente para atividades de transmissão de conhecimento, com um corpo docente fracamente profissionalizado. (...) Tal quadro contrasta fortemente com a complexa rede de estabelecimentos construída ao longo desses anos, que resultou na existência de quase um milhão de instituições, portadoras de formatos organizacionais e tamanhos variados." (Martins, Carlos Benedito. In: Revista USP, São Paulo, n.39, p. 58-82, set./nov. 1998)
A ampliação da oferta do ensino superior no Brasil entre os anos 1970 e 1980 terminou por promover
a queda da qualidade geral do ensino superior, porque qualquer democratização resulta em diminuição de qualidade.
a efetiva inclusão de uma considerável parcela da população, porque passou a oferecer cursos noturnos, o que a maioria das universidades públicas relutava em fazer.
a transformação do nível de desenvolvimento do país porque essas instituições baseavam-se em princípios cristãos como a prática da caridade.
a estagnação da economia porque direcionava a mão de obra que já ocupava lugares no mercado de trabalho para as salas de aula.
a derrocada das universidades públicas porque havia menos alunos candidatos ao ensino superior do que vagas disponíveis, levando à desinvestimentos do Estado.

Após a LDBEN, em 1997, surge o Decreto nº 2.208/97 que modificou o ensino técnico profissionalizante no Brasil.
Durante o governo de qual presidente esse decreto foi sancionado:
Fernando Henrique Cardoso.
Luiz Inácio Lula da Silva.
Tancredo Neves.
Dilma Rousseff.
João Figueiredo.

Na 1ª Lei de Diretrizes e Bases nº 4024/61, o ensino técnico:
Não fazia parte da LDB.
Tinha currículos desenvolvidos segundo os itinerários informativos.
Era direcionado à elite intelectual.
Só era ministrado pelo Senai/Senac.
Possuía os cursos nas áreas agrícola, industrial e comercial.

Mais conteúdos dessa disciplina