Logo Passei Direto
Buscar
A Liga das Nações e a ONU foram instituições criadas em meio aos traumas resultantes das duas grandes guerras. Nos últimos séculos, várias práticas de dominação territorial fizeram com que culturas se fundissem e países buscassem o domínio econômico e militar sobre outros.
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
I. A Liga das Nações foi criada em 1919 e extinta oficialmente em 1946. EUA, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Japão foram membros dessa liga até 1939, quando do início da Segunda Guerra Mundial;
II. A Carta das Nações Unidas, elaborada em conferência realizada em São Francisco, declarava a luta pelos direitos humanos, o respeito à autodeterminação dos povos e a solidariedade universal como princípios básicos da ONU;
III. Com o Pacto da Liga das Nações, concluído em 1919, os Estados declararam-se solenemente contra a guerra como meio de solucionar conflitos internacionais e renunciaram a essa como instrumento de política nacional nas suas relações mútuas.
I e II.
II e III.
I e III.
Apenas em I.
Apenas em II.
User badge image
Estudando com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa: I. A Liga das Nações foi criada em 1919 e extinta oficialmente em 1946. EUA, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Japão foram membros dessa liga até 1939, quando do início da Segunda Guerra Mundial. - Correto em relação à criação e extinção da Liga das Nações. Porém, os EUA nunca foram membros da Liga das Nações, apesar de terem participado da sua criação. Portanto, essa parte está incorreta. II. A Carta das Nações Unidas, elaborada em conferência realizada em São Francisco, declarava a luta pelos direitos humanos, o respeito à autodeterminação dos povos e a solidariedade universal como princípios básicos da ONU. - Correto. Esses são princípios fundamentais da ONU expressos na Carta. III. Com o Pacto da Liga das Nações, concluído em 1919, os Estados declararam-se solenemente contra a guerra como meio de solucionar conflitos internacionais e renunciaram a essa como instrumento de política nacional nas suas relações mútuas. - Correto. Esse foi um dos objetivos centrais da Liga das Nações. Conclusão: - I está incorreta por causa da participação dos EUA como membros. - II está correta. - III está correta. Alternativa correta: II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia este trecho: ¿[...] Num sentido mais restrito, _______ é um nome político para o espaço de um país. Em outras palavras, a existência de um país supõe um território. Mas a existência de _______ nem sempre é acompanhada da posse de um território e nem sempre supõe a existência de _______. Pode-se falar, portanto, de _______ sem Estado, mas é praticamente impossível nos referirmos a um Estado sem território. [...]" SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p: 19. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, terminologia empregada nos estudos geográficos que tornam esse trecho verdadeiro:
Território; uma nação; um Estado; territorialidade
Uma nação; territorialidade; um Estado; território
Território, Lugar; uma territorialidade
Um Estado; territorialidade; uma nação; território
Territorialidade; um Estado; uma nação; território

Mais conteúdos dessa disciplina