Buscar

Os meios extrajudiciais de solução de conflito podem eventualmente serem utilizados no curso de processo judicial? Há obrigação de observar eles?

💡 2 Respostas

User badge image

amanda alves vitorino

A mediação pode ser definida como um meio adequado de resolução de conflitos no qual ocorre a participação de uma terceira pessoa imparcial, que não possui vínculos nem interesses com as partes envolvidas. A imparcialidade dessa terceira pessoa, chamada mediador, é essencial para o sucesso do processo de mediação.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não há qualquer obrigação de observar meios extrajudiciais de solução de conflito, o que não deve ser confundido com meios pacíficos de solução de conflitos.

É que o meio extrajudicial se dá fora de juízo e não existe qualquer disposição que obrigue a observância, mas os meios pacíficos de solução (mediação e conciliação) passaram a ser regra no Novo CPC, sendo excepcionalmente dispensados. Vejamos o CPC:

"Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.

[...]

§ 4º A audiência não será realizada:

I - se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual;

II - quando não se admitir a autocomposição."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais