Logo Passei Direto
Buscar

Analise o trecho a seguir:

A estabilidade da concentracao de renda no topo no Brasil e' preocupante, porque os níveis são muito alto para padroes internacionais [...]. Ainda que comparacoes s internacionais sejam sempre imperfeitas e a amostra seja enviesada em prol de paises mais ricos, o Brasil e' claramente "um ponto fora da curva. Somos um entre apenas cinco paises com a África do Sul, Argentina Colômbia e Estados Unidos em que o 1 por cento mais rico recebe mais de 15 por cento da renda total".

tomando como base esse trecho, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):

Na prática, "estar fora da curva" em relação aos padrões internacionais é compreendido no Brasil como uma redução da concentração de riqueza existente na sociedade.

A alta concentração de renda e de riquezas no Brasil é um fator que contribui para os altos níveis de pobreza, que situam o país como um dos mais desiguais do mundo, com níveis acima da média global.

Políticas bem-sucedidas de combate à fome e a miséria, por meio do aumento da renda tiveran efeitos reais e benéficos para a população brasileira socioeconômicamente mais vulnerável.

No século XXI, percebe-se que a estrutura das desigualdades de renda e de riqueza no Brasil foram modoficadas, marcadas pela redução do desemprego do subemprego e de pessoas que não possuem nenhuma renda e não são beneficiados por programas públicos de transferência de renda.

Assinale a Alternativa que apresenta a sequência correta:

V F V F

F V V F

V F F V

F F V V

V F V V

User badge image
Ailton Carlos

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa com base no trecho e no contexto: 1. "Na prática, 'estar fora da curva' em relação aos padrões internacionais é compreendido no Brasil como uma redução da concentração de riqueza existente na sociedade." Falso. Estar "fora da curva" significa que o Brasil tem uma concentração de renda muito alta, não uma redução dela. 2. "A alta concentração de renda e de riquezas no Brasil é um fator que contribui para os altos níveis de pobreza, que situam o país como um dos mais desiguais do mundo, com níveis acima da média global." Verdadeiro. A concentração de renda está diretamente ligada à desigualdade e pobreza. 3. "Políticas bem-sucedidas de combate à fome e a miséria, por meio do aumento da renda tiveram efeitos reais e benéficos para a população brasileira socioeconomicamente mais vulnerável." Verdadeiro. Programas sociais no Brasil tiveram impacto positivo na redução da fome e miséria. 4. "No século XXI, percebe-se que a estrutura das desigualdades de renda e de riqueza no Brasil foram modificadas, marcadas pela redução do desemprego, do subemprego e de pessoas que não possuem nenhuma renda e não são beneficiados por programas públicos de transferência de renda." Falso. Embora tenha havido avanços, a desigualdade ainda é alta e muitos ainda estão fora desses benefícios. Sequência correta: F - V - V - F Alternativa correta: F V V F

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina