Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as afirmações sobre o SPED: 1. "O SPED é uma iniciativa integrada da Administração pública na esfera federal e estadual. A esfera municipal ainda não se integrou ao sistema." - Parcialmente correta, pois o SPED é uma iniciativa da administração pública federal, estadual e também municipal, com algumas prefeituras já integradas. 2. "Trata-se de um programa de incentivo às empresas, que ao utilizarem o sistema SPED, conseguem um abatimento nos tributos que devem recolher à Fazenda Nacional." - Incorreto. O SPED não concede abatimento de tributos, é um sistema de escrituração digital. 3. "É uma solução tecnológica criada com o objetivo de padronizar e oficializar os arquivos digitais nas escriturações fiscais e contábeis das empresas." - Correto. Esse é o principal objetivo do SPED. 4. "O único objetivo do SPED foi auditar as empresas para evitar a sonegação fiscal, e tornar mais rápida a identificação de ilícitos tributários." - Incorreto. Embora a fiscalização seja um objetivo, o SPED visa também a padronização e simplificação das obrigações acessórias. 5. "Com a adoção do SPED as empresas aumentaram seus custos, devido ao aumento da quantidade de papéis a serem emitidos, dificuldade no acesso às informações enviadas ao governo federal e à necessidade de aumento do seu quadro de pessoal." - Incorreto. O SPED visa justamente reduzir o uso de papel e facilitar o acesso às informações. Portanto, a alternativa correta é: "É uma solução tecnológica criada com o objetivo de padronizar e oficializar os arquivos digitais nas escriturações fiscais e contábeis das empresas."