Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as funções das células do tecido ósseo: - Osteoblastos: formam a matriz óssea e sintetizam colágeno tipo I. - Osteoclastos: responsáveis pela reabsorção (degradação) da matriz óssea. - Osteócitos: são osteoblastos que ficaram aprisionados na matriz óssea; comunicam-se com outras células por meio de extensões citoplasmáticas e participam da manutenção do tecido ósseo. Analisando as alternativas: A) Incorreta. A reabsorção da matriz óssea é função dos osteoclastos, não dos osteócitos. B) Incorreta. A homeostase mineral envolve várias células, mas os osteoclastos não são as únicas responsáveis. C) Incorreta. Osteoblastos formam matriz óssea e sintetizam colágeno, mas essa não é uma característica exclusiva em comparação com osteócitos. D) Correta. Osteócitos são as únicas células que ficam aprisionadas na matriz óssea e comunicam-se com outras células por extensões citoplasmáticas. E) Incorreta. Osteócitos participam da remodelação óssea, não é só função dos osteoblastos e osteoclastos. Resposta correta: D) Osteócitos são as únicas células que ficam aprisionadas na matriz óssea e comunicam-se com outras células por extensões citoplasmáticas.