Logo Passei Direto
Buscar
Sabe-se que quanto mais diferença temos e reconhecemos em sala de aula, mais abertura existe para que currículos e as práticas didático-pedagógicas sejam repensados. Sob esse viés leia texto abaixo: A professora Maria das Graças participa efetivamente do planejamento coletivo na escola e considera que todos estudantes devem ser acompanhados pelas equipes docentes, gestoras, pedagógicas, objetivando atender as demandas dos alunos e da educação escolar. Esta atitude da professora faz parte de uma postura democrática que reconhece planejamento como:
Assinale a alternativa correta que define o planejamento conforme a postura da professora Maria das Graças.
A) uma estratégia para justificar as dificuldades discentes, esquecer as limitações dos mesmos que só serão superadas por um processo formativo linear e episódico.
B) uma forma de tomar a realidade como ponto de chegada, evitando trabalhar os pré-requisitos para aluno avançar, pois isto é uma tarefa do professor da série anterior.
C) uma oportunidade de reflexão e avaliação da prática cotidiana tendo como foco a evolução da aprendizagem de todos.
D) uma forma rígida, referendada por um plano que serve para ser arquivado e apresentado sempre que necessário.
E) uma tomada de decisão inflexível por ter como foco apenas a evolução da aprendizagem dos alunos.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 5 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 horas

Analisando o enunciado, a professora Maria das Graças valoriza o planejamento coletivo, democrático, que visa acompanhar todos os estudantes e atender suas demandas, refletindo sobre a prática para melhorar a aprendizagem. Vamos analisar as alternativas: A) Justificar dificuldades e esquecer limitações com um processo linear e episódico — não condiz com a postura democrática e reflexiva. B) Tomar a realidade como ponto de chegada e evitar trabalhar pré-requisitos — contradiz a ideia de planejamento ativo e coletivo. C) Oportunidade de reflexão e avaliação da prática cotidiana com foco na evolução da aprendizagem de todos — está alinhada com a postura descrita. D) Forma rígida, para ser arquivada e apresentada — contraria a ideia de planejamento dinâmico e coletivo. E) Tomada de decisão inflexível focada apenas na evolução dos alunos — não considera a flexibilidade e o acompanhamento coletivo. Portanto, a alternativa correta é: C) uma oportunidade de reflexão e avaliação da prática cotidiana tendo como foco a evolução da aprendizagem de todos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina