O artigo 210 da Constituição Federal dispõe a respeito da organização dos conteúdos do currículo escolar. Sobre a disposição desse marco legal, analise as afirmativas abaixo:
I - Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
II – A educação infantil será ministrada em língua portuguesa e não será assegurada às comunidades indígenas e suas línguas maternas.
III - O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
IV – O ensino religioso será de cunho obrigatório de acordo com cada região.
V - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
É correto o que se afirma em:
Questão 2
Resposta
a.
II, III e V.
b.
I, III e V.
c.
I, II, III e IV.
d.
I, IV e V.
e.
I, II e III.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa com base no artigo 210 da Constituição Federal: I - Correto. O artigo prevê conteúdos mínimos para o ensino fundamental, garantindo formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos nacionais e regionais. II - Incorreto. A educação infantil não é ministrada exclusivamente em língua portuguesa, e a Constituição assegura às comunidades indígenas o direito de utilizar suas línguas maternas. III - Correto. O ensino fundamental é ministrado em língua portuguesa, mas assegura às comunidades indígenas o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. IV - Incorreto. O ensino religioso não é obrigatório; é facultativo. V - Correto. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Portanto, os itens corretos são I, III e V. A alternativa correta é: b) I, III e V.
Cadastre-se ou realize login