Logo Passei Direto
Buscar

História do Brasil Republicano - Avaliação I - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A instauração da República no Brasil marcou profundamente a política administrativa do país, as elites políticas e intelectuais pensaram o Brasil de maneira diversa. Neste cenário, os positivistas também contribuíram com suas ideologias. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os positivistas afirmavam que a ordem científica, técnica e burocrática estava baseada numa racionalidade extrema.
( ) Entre as influências do positivismo no país, o lema da Bandeira Nacional é o mais visível, 'Ordem e Progresso'.
( ) Os positivistas entendiam a sociedade e a Igreja como uma única coisa, pois através desta espalhavam suas ideias pelo país.
( ) Os positivistas acreditavam que o crescimento do país dependia única e exclusivamente da criação de um governo autoritário em que seu representante tivesse poderes ilimitados com relação ao Estado.
a) F - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - V.

Com a Modernidade, ocorreu a produção e disseminação de produtos culturais para o consumo de massa. Cabe destacar que a cultura de massa é um produto da indústria cultural que se consolidou no século XX e está diretamente relacionada à comunicação de massa.
Partindo das mudanças ocorridas no contexto da Modernidade e suas conexões com a cultura denominada de massa ou industrial, analise as sentenças a seguir: I- Na Modernidade, com o individualismo, instaurou-se a ideia de autor, do criador e do inventor como figura social de destaque. Isso porque, até a Idade Moderna, a produção artística e intelectual não tinha autoria. II- Nos dias atuais exite lei que protege os direitos autorais, sendo assim, faz-se necessária a citação das fontes nas pesquisas. Essa prática também garante a legitimidade do trabalho, pois se fundamenta em teorias e conceitos consolidados ao longo do tempo. III- Muitas invenções científicas, produtos industriais, equipamentos e tecnologias foram criadas a partir do século XVIII e, em particular no século XX, para facilitar a vida das pessoas. Podemos enumerar a máquina a vapor, o transporte de trem, a energia elétrica e a telefonia. IV- Os meios de comunicação contribuíram muito para a disseminação das ideias de modernidade e das manifestações culturais de massa, sendo o livro impresso o mais importante e que atingiu o maior número de pessoas no século XX. V- Podemos dizer que as linguagens do rádio e do cinema se tornaram os meios de comunicação mais populares e de fácil assimilação e consumo. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças IV e V estão corretas.
C As sentenças I, II, III e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

A proclamação da República no Brasil foi resultado de uma série de fatores, incluindo a luta das classes mais abastadas. Outros fenômenos sociais, como a eclosão de movimentos radicais populares, retratavam o cenário nacional.
Acerca da proclamação da República, é correto afirmar que:
a) Não teve nenhuma relação com o período anterior da história brasileira, estando ligada exclusivamente a forças novas na sociedade.
b) Rompeu com toda a realidade social brasileira, definitivamente.
c) Foi planejada pela elite imperial, que tinha o propósito de converter o Brasil em República.
d) Foi resultado de uma série de acontecimentos, de caráter social e intelectual, todos originados de forças políticas que se manifestaram ainda no tempo do Império.

A história das mulheres e das relações de gênero se apresentaram como uma importante novidade no campo historiográfico dos últimos 30 anos. Em grande parte, podemos lembrar que as mulheres, por vezes, eram esquecidas nos livros de história, assim como não eram possuidoras de direitos políticos.
Com relação à luta das mulheres pelo direito ao voto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Movimento Sufragista foi o principal articulador da luta feminina pelo voto. ( ) Bertha Lutz foi a principal líder do movimento pelo voto e emancipação feminina. ( ) Getúlio Vargas foi o principal líder do movimento feminista. ( ) O movimento tenentista foi o principal articulador da luta pelo voto feminino. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

No contexto mundial, na modernidade, ocorreram profundas transformações de ordem econômica, social e cultural. Para exemplificar, citamos o positivismo, porque foi a principal vertente interpretativa e estabelecia verdades absolutas; o modelo industrial capitalista que se consolidou causando mudanças nas relações sociais de trabalho, no modo de produção e no que se refere à apropriação dos meios de produção. E ainda as inovações tecnológicas que possibilitaram o aumento da produtividade e do consumo. Durante a República Velha ou Primeira República, o contexto brasileiro não ganhou as feições modernas, contudo, também passou por transformações. Com relação à realidade do Brasil na República Velha (1889 até 1930), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Brasil, naquele tempo, era um país agrário exportador, haja vista que a maior parte da população ainda vivia do trabalho na agricultura.
( ) Na Primeira República, do ponto de vista social, tínhamos uma grande concentração de renda que foi amenizado com o fim da escravidão, pois possibilitou a liberação de capitais antes concentrados no comércio de seres humanos e permitiu o investimento em atividades produtivas.
( ) Com a proclamação da república, o Brasil começou a desenvolver grandes inventos, dentre os quais: o gramofone, o zepelim, o avião e a energia elétrica, que se tornou acessível à maioria da população, assim como as facilidades que a tecnologia começava a apresentar.
( ) Podemos conceber que com relação à disputa pelo Poder Executivo Federal, foi liderado pelas oligarquias militares e agrárias durante o século XX.
a) F - V - F - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - V.

Diferentes eventos abalaram as bases da legitimidade da monarquia no Brasil e aqui citamos a Revolta do Vintém. Em 1880, a população tomou as ruas da capital contra a cobrança da "[...] taxa do vintém, ou vinte reis, sobre o valor das passagens dos bondes que circulavam no Rio de Janeiro". Esta revolta popular contribuiu para a crise da monarquia, contudo, de acordo com os estudos de Ronaldo P. de Jesus, contou com o apoio de setores médios urbanos e foi encabeçado especialmente pelos republicanos.
Com relação às principais categorias sociais que encabeçaram o movimento republicano, assinale a alternativa CORRETA:
a) O partido republicano foi fundado pelos adeptos do republicanismo, especialmente pelos membros da intelectualidade carioca e da Guarda Negra.
b) O movimento republicano foi liderado pelos cafeicultores paulistas, os profissionais liberais urbanos e os jovens oficiais militares.
c) O movimento republicano foi liderado pelos setores médios urbanos composto por pequenos comerciantes, bem como pela população mais humilde da corte que aderiu às instituições políticas partidárias em decorrência da carestia, desemprego e por ter sido afetada pelas precárias condições sanitárias e a falta de moradia.
d) O Partido Republicano Paulista e os militares positivistas não tinham grande representatividade no cenário político partidário, diferentemente das demais províncias, especialmente as forças políticas sul-rio-grandenses.

O café chegou ao Brasil no século XVIII, sendo trazido da Guiana Francesa. Naquele contexto, o café já possuía valor comercial, contudo, ocupava uma posição secundária na economia brasileira. Com a crise de produção cafeeira no Haiti no final do século XVIII, o Brasil aumentou a sua produção, tornando-se no século XIX o principal produto de exportação, apesar dos surtos industriais.
Sobre a relação existente entre a produção de café e o crescimento industrial no Brasil nas primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
A As diversas atividades econômicas ligadas ao café no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, em particular na capital paulista, possibilitaram a urbanização da sociedade, um maior dinamismo capitalista e a criação de centros industriais. Citamos como exemplo o desenvolvimento de ferrovias, a criação de companhias de navegação e de seguros e a vinda de imigrantes para a substituição da mão-de-obra escrava.
B Desde o século XIX, a industrialização se fortaleceu no Brasil devido a produção e a exportação de café. Isto porque, as vultosas somas cobradas pelo governo como impostos sobre o café possibilitaram o investimento em infraestrutura como a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, localizada no Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai e o que foi fator determinante para a instalação de parques industriais em todo o país.
C A crise de 1929 causou a falência econômica da maioria dos países importadores do café brasileiro, inclusive do principal comprador, a Alemanha. Diante desse fato, não restou alternativa aos antigos cafeicultores senão a de se tornarem empresários capitalistas, impulsionando assim a industrialização no Brasil.
D Devido à intempéries como vendavais, enchentes, secas prolongadas ou mesmo geadas nas primeiras décadas do século XIX que causaram a destruição de cafezais em muitas regiões produtoras como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a opção encontrada pelos cafeicultores foi investir na construção de indústrias e na produção de produtos manufaturados para exportação.

A cientista Berta Lutz foi uma das principais líderes sufragistas brasileiras na primeira metade do século XX. Podemos compreender o Movimento Sufragista como a luta das mulheres:
a) Pela prioridade da guarda dos filhos após desquite.
b) Pelo direito ao voto.
c) Pelo acesso ao Ensino Superior.
d) Pelo direito ao divórcio.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A instauração da República no Brasil marcou profundamente a política administrativa do país, as elites políticas e intelectuais pensaram o Brasil de maneira diversa. Neste cenário, os positivistas também contribuíram com suas ideologias. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os positivistas afirmavam que a ordem científica, técnica e burocrática estava baseada numa racionalidade extrema.
( ) Entre as influências do positivismo no país, o lema da Bandeira Nacional é o mais visível, 'Ordem e Progresso'.
( ) Os positivistas entendiam a sociedade e a Igreja como uma única coisa, pois através desta espalhavam suas ideias pelo país.
( ) Os positivistas acreditavam que o crescimento do país dependia única e exclusivamente da criação de um governo autoritário em que seu representante tivesse poderes ilimitados com relação ao Estado.
a) F - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - V.

Com a Modernidade, ocorreu a produção e disseminação de produtos culturais para o consumo de massa. Cabe destacar que a cultura de massa é um produto da indústria cultural que se consolidou no século XX e está diretamente relacionada à comunicação de massa.
Partindo das mudanças ocorridas no contexto da Modernidade e suas conexões com a cultura denominada de massa ou industrial, analise as sentenças a seguir: I- Na Modernidade, com o individualismo, instaurou-se a ideia de autor, do criador e do inventor como figura social de destaque. Isso porque, até a Idade Moderna, a produção artística e intelectual não tinha autoria. II- Nos dias atuais exite lei que protege os direitos autorais, sendo assim, faz-se necessária a citação das fontes nas pesquisas. Essa prática também garante a legitimidade do trabalho, pois se fundamenta em teorias e conceitos consolidados ao longo do tempo. III- Muitas invenções científicas, produtos industriais, equipamentos e tecnologias foram criadas a partir do século XVIII e, em particular no século XX, para facilitar a vida das pessoas. Podemos enumerar a máquina a vapor, o transporte de trem, a energia elétrica e a telefonia. IV- Os meios de comunicação contribuíram muito para a disseminação das ideias de modernidade e das manifestações culturais de massa, sendo o livro impresso o mais importante e que atingiu o maior número de pessoas no século XX. V- Podemos dizer que as linguagens do rádio e do cinema se tornaram os meios de comunicação mais populares e de fácil assimilação e consumo. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças IV e V estão corretas.
C As sentenças I, II, III e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

A proclamação da República no Brasil foi resultado de uma série de fatores, incluindo a luta das classes mais abastadas. Outros fenômenos sociais, como a eclosão de movimentos radicais populares, retratavam o cenário nacional.
Acerca da proclamação da República, é correto afirmar que:
a) Não teve nenhuma relação com o período anterior da história brasileira, estando ligada exclusivamente a forças novas na sociedade.
b) Rompeu com toda a realidade social brasileira, definitivamente.
c) Foi planejada pela elite imperial, que tinha o propósito de converter o Brasil em República.
d) Foi resultado de uma série de acontecimentos, de caráter social e intelectual, todos originados de forças políticas que se manifestaram ainda no tempo do Império.

A história das mulheres e das relações de gênero se apresentaram como uma importante novidade no campo historiográfico dos últimos 30 anos. Em grande parte, podemos lembrar que as mulheres, por vezes, eram esquecidas nos livros de história, assim como não eram possuidoras de direitos políticos.
Com relação à luta das mulheres pelo direito ao voto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Movimento Sufragista foi o principal articulador da luta feminina pelo voto. ( ) Bertha Lutz foi a principal líder do movimento pelo voto e emancipação feminina. ( ) Getúlio Vargas foi o principal líder do movimento feminista. ( ) O movimento tenentista foi o principal articulador da luta pelo voto feminino. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

No contexto mundial, na modernidade, ocorreram profundas transformações de ordem econômica, social e cultural. Para exemplificar, citamos o positivismo, porque foi a principal vertente interpretativa e estabelecia verdades absolutas; o modelo industrial capitalista que se consolidou causando mudanças nas relações sociais de trabalho, no modo de produção e no que se refere à apropriação dos meios de produção. E ainda as inovações tecnológicas que possibilitaram o aumento da produtividade e do consumo. Durante a República Velha ou Primeira República, o contexto brasileiro não ganhou as feições modernas, contudo, também passou por transformações. Com relação à realidade do Brasil na República Velha (1889 até 1930), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Brasil, naquele tempo, era um país agrário exportador, haja vista que a maior parte da população ainda vivia do trabalho na agricultura.
( ) Na Primeira República, do ponto de vista social, tínhamos uma grande concentração de renda que foi amenizado com o fim da escravidão, pois possibilitou a liberação de capitais antes concentrados no comércio de seres humanos e permitiu o investimento em atividades produtivas.
( ) Com a proclamação da república, o Brasil começou a desenvolver grandes inventos, dentre os quais: o gramofone, o zepelim, o avião e a energia elétrica, que se tornou acessível à maioria da população, assim como as facilidades que a tecnologia começava a apresentar.
( ) Podemos conceber que com relação à disputa pelo Poder Executivo Federal, foi liderado pelas oligarquias militares e agrárias durante o século XX.
a) F - V - F - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - V.

Diferentes eventos abalaram as bases da legitimidade da monarquia no Brasil e aqui citamos a Revolta do Vintém. Em 1880, a população tomou as ruas da capital contra a cobrança da "[...] taxa do vintém, ou vinte reis, sobre o valor das passagens dos bondes que circulavam no Rio de Janeiro". Esta revolta popular contribuiu para a crise da monarquia, contudo, de acordo com os estudos de Ronaldo P. de Jesus, contou com o apoio de setores médios urbanos e foi encabeçado especialmente pelos republicanos.
Com relação às principais categorias sociais que encabeçaram o movimento republicano, assinale a alternativa CORRETA:
a) O partido republicano foi fundado pelos adeptos do republicanismo, especialmente pelos membros da intelectualidade carioca e da Guarda Negra.
b) O movimento republicano foi liderado pelos cafeicultores paulistas, os profissionais liberais urbanos e os jovens oficiais militares.
c) O movimento republicano foi liderado pelos setores médios urbanos composto por pequenos comerciantes, bem como pela população mais humilde da corte que aderiu às instituições políticas partidárias em decorrência da carestia, desemprego e por ter sido afetada pelas precárias condições sanitárias e a falta de moradia.
d) O Partido Republicano Paulista e os militares positivistas não tinham grande representatividade no cenário político partidário, diferentemente das demais províncias, especialmente as forças políticas sul-rio-grandenses.

O café chegou ao Brasil no século XVIII, sendo trazido da Guiana Francesa. Naquele contexto, o café já possuía valor comercial, contudo, ocupava uma posição secundária na economia brasileira. Com a crise de produção cafeeira no Haiti no final do século XVIII, o Brasil aumentou a sua produção, tornando-se no século XIX o principal produto de exportação, apesar dos surtos industriais.
Sobre a relação existente entre a produção de café e o crescimento industrial no Brasil nas primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
A As diversas atividades econômicas ligadas ao café no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, em particular na capital paulista, possibilitaram a urbanização da sociedade, um maior dinamismo capitalista e a criação de centros industriais. Citamos como exemplo o desenvolvimento de ferrovias, a criação de companhias de navegação e de seguros e a vinda de imigrantes para a substituição da mão-de-obra escrava.
B Desde o século XIX, a industrialização se fortaleceu no Brasil devido a produção e a exportação de café. Isto porque, as vultosas somas cobradas pelo governo como impostos sobre o café possibilitaram o investimento em infraestrutura como a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, localizada no Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai e o que foi fator determinante para a instalação de parques industriais em todo o país.
C A crise de 1929 causou a falência econômica da maioria dos países importadores do café brasileiro, inclusive do principal comprador, a Alemanha. Diante desse fato, não restou alternativa aos antigos cafeicultores senão a de se tornarem empresários capitalistas, impulsionando assim a industrialização no Brasil.
D Devido à intempéries como vendavais, enchentes, secas prolongadas ou mesmo geadas nas primeiras décadas do século XIX que causaram a destruição de cafezais em muitas regiões produtoras como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a opção encontrada pelos cafeicultores foi investir na construção de indústrias e na produção de produtos manufaturados para exportação.

A cientista Berta Lutz foi uma das principais líderes sufragistas brasileiras na primeira metade do século XX. Podemos compreender o Movimento Sufragista como a luta das mulheres:
a) Pela prioridade da guarda dos filhos após desquite.
b) Pelo direito ao voto.
c) Pelo acesso ao Ensino Superior.
d) Pelo direito ao divórcio.

Prévia do material em texto

A instauração da República no Brasil marcou profundamente a política administrativa do país, as elites políticas e intelectuais
pensaram o Brasil de maneira diversa. Neste cenário, os positivistas também contribuíram com suas ideologias. Partindo desse
pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os positivistas afirmavam que a ordem científica, técnica e burocrática estava baseada numa racionalidade extrema.
( ) Entre as influências do positivismo no país, o lema da Bandeira Nacional é o mais visível, “Ordem e Progresso”.
( ) Os positivistas entendiam a sociedade e a Igreja como uma única coisa, pois através desta espalhavam suas ideias pelo país.
( ) Os positivistas acreditavam que o crescimento do país dependia única e exclusivamente da criação de um governo autoritário em
que seu representante tivesse poderes ilimitados com relação ao Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - V - V - V.
C F - F - V - F.
D V - V - F - F.
Com a Modernidade, ocorreu a produção e disseminação de produtos culturais para o consumo de massa. Cabe destacar que a
cultura de massa é um produto da indústria cultural que se consolidou no século XX e está diretamente relacionada à comunicação de
massa. Partindo das mudanças ocorridas no contexto da Modernidade e suas conexões com a cultura denominada de massa ou
industrial, analise as sentenças a seguir:
I- Na Modernidade, com o individualismo, instaurou-se a ideia de autor, do criador e do inventor como figura social de destaque.
Isso porque, até a Idade Moderna, a produção artística e intelectual não tinha autoria.
II- Nos dias atuais exite lei que protege os direitos autorais, sendo assim, faz-se necessária a citação das fontes nas pesquisas. Essa
prática também garante a legitimidade do trabalho, pois se fundamenta em teorias e conceitos consolidados ao longo do tempo.
III- Muitas invenções científicas, produtos industriais, equipamentos e tecnologias foram criadas a partir do século XVIII e, em
particular no século XX, para facilitar a vida das pessoas. Podemos enumerar a máquina a vapor, o transporte de trem, a energia
elétrica e a telefonia. 
IV- Os meios de comunicação contribuíram muito para a disseminação das ideias de modernidade e das manifestações culturais de
massa, sendo o livro impresso o mais importante e que atingiu o maior número de pessoas no século XX.
V- Podemos dizer que as linguagens do rádio e do cinema se tornaram os meios de comunicação mais populares e de fácil
assimilação e consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Invenção do século XIX- fogão a gás. Disponível em:
http://grandesinvencoesdahumanidade.blogspot.com/2011/08/seculo-xix.html. Acesso em: 6 abr. 2020.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças IV e V estão corretas.
C As sentenças I, II, III e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
1
2
A proclamação da República no Brasil foi resultado de uma série de fatores, incluindo a luta das classes mais abastadas. Outros
fenômenos sociais, como a eclosão de movimentos radicais populares, retratavam o cenário nacional. Acerca da proclamação da
República, é correto afirmar que:
A Foi resultado de uma série de acontecimentos, de caráter social e intelectual, todos originados de forças políticas que se
manifestaram ainda no tempo do Império.
B Rompeu com toda a realidade social brasileira, definitivamente.
C Foi planejada pela elite imperial, que tinha o propósito de converter o Brasil em República.
D Não teve nenhuma relação com o período anterior da história brasileira, estando ligada exclusivamente a forças novas na sociedade.
A história das mulheres e das relações de gênero se apresentaram como uma importante novidade no campo historiográfico dos
últimos 30 anos. Em grande parte, podemos lembrar que as mulheres, por vezes, eram esquecidas nos livros de história, assim como
não eram possuidoras de direitos políticos. Com relação à luta das mulheres pelo direito ao voto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Movimento Sufragista foi o principal articulador da luta feminina pelo voto.
( ) Bertha Lutz foi a principal líder do movimento pelo voto e emancipação feminina.
( ) Getúlio Vargas foi o principal líder do movimento feminista.
( ) O movimento tenentista foi o principal articulador da luta pelo voto feminino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - F - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.
No contexto mundial, na modernidade, ocorreram profundas transformações de ordem econômica, social e cultural. Para
exemplificar, citamos o positivismo, porque foi a principal vertente interpretativa e estabelecia verdades absolutas; o modelo
industrial capitalista que se consolidou causando mudanças nas relações sociais de trabalho, no modo de produção e no que se refere
à apropriação dos meios de produção. E ainda as inovações tecnológicas que possibilitaram o aumento da produtividade e do
consumo. Durante a República Velha ou Primeira República, o contexto brasileiro não ganhou as feições modernas, contudo,
também passou por transformações. Com relação à realidade do Brasil na República Velha (1889 até 1930), classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Brasil, naquele tempo, era um país agrário exportador, haja vista que a maior parte da população ainda vivia do trabalho na
agricultura.
( ) Na Primeira República, do ponto de vista social, tínhamos uma grande concentração de renda que foi amenizado com o fim da
escravidão, pois possibilitou a liberação de capitais antes concentrados no comércio de seres humanos e permitiu o investimento em
atividades produtivas.
( ) Com a proclamação da república, o Brasil começou a desenvolver grandes inventos, dentre os quais: o gramofone, o zepelim, o
avião e a energia elétrica, que se tornou acessível à maioria da população, assim como as facilidades que a tecnologia começava a
apresentar.
( ) Podemos conceber que com relação à disputa pelo Poder Executivo Federal, foi liderado pelas oligarquias militares e agrárias
durante o século XX.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B F - V - F - V.
C F - V - F - F.
D V - V - F - V.
3
4
5
O governo Hermes da Fonseca passou por crises militares e políticas de grande envergadura. A ação governamental, em grande
parte das revoltas, foi a da violência como principal atitude desempenhada pelos donos do poder político. Dentre estas várias revoltas
vivenciadas pela população brasileira, podemos citar a Revolta de Juazeiro. Com relação ao conflito que ocorreu no Ceará, analise as
sentenças a seguir:
I- Movimento social que teve como principal personagem o padre Cícero, figura político-religiosa venerada nos sertões do nordeste.
II- Movimento social ligado às disputas políticas do Ceará, no qual se destacava o coronelismo simbolizado pela família Acioli.
III- Ação social motivada por funcionários públicos do sertão nordestino, que reclamavam por melhores salários e condições de
trabalho.
IV- Revolta conduzida por empresários fabris de todo o nordeste brasileiro, contrários às políticas econômicas federais que
favoreceram apenas a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
Os conflitos internos do início da República no Brasil caracterizaram o período com grande instabilidade política. A difícil
situação econômica dos pobres e a insatisfação social geraram vários movimentos populares. Sobre esses movimentos, analise as
seguintes afirmativas:
I- Os movimentos possuíam motivação meramente religiosa, milenarista, sem nenhuma vinculação com a ordem social estabelecida.
II- A Guerra do Contestado foi um levante organizado em torno da questão delimites entre Paraná e Santa Catarina, levou em conta
o conflito pela posse de terras e a exploração capitalista no meio-oeste catarinense.
III- A Guerra de Canudos foi organizada pelos sertanejos nordestinos que queriam melhores condições de vida e menos impostos,
seu líder era Antônio Conselheiro.
IV- Os conflitos internos do Brasil republicano foram resolvidos sem a necessidade do emprego de forças militares.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa IV está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Diferentes eventos abalaram as bases da legitimidade da monarquia no Brasil e aqui citamos a Revolta do Vintém. Em 1880, a
população tomou as ruas da capital contra a cobrança da "[...] taxa do vintém, ou vinte reis, sobre o valor das passagens dos bondes
que circulavam no Rio de Janeiro". Esta revolta popular contribuiu para a crise da monarquia, contudo, de acordo com os estudos de
Ronaldo P. de Jesus, contou com o apoio de setores médios urbanos e foi encabeçado especialmente pelos republicanos. Com relação
às principais categorias sociais que encabeçaram o movimento republicano, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: JESUS, Ronaldo Pereira de. A Revolta do Vintém e a crise da monarquia. História Social, Campinas, São Paulo, n. 12,
p.73-89, 2006.
A O Partido Republicano Paulista e os militares positivistas não tinham grande representatividade no cenário político partidário,
diferentemente das demais províncias, especialmente as forças políticas sul-rio-grandenses.
B O partido republicano foi fundado pelos adeptos do republicanismo, especialmente pelos membros da intelectualidade carioca e da
Guarda Negra.
C
O movimento republicano foi liderado pelos setores médios urbanos composto por pequenos comerciantes, bem como pela população
mais humilde da corte que aderiu às instituições políticas partidárias em decorrência da carestia, desemprego e por ter sido afetada
pelas precárias condições sanitárias e a falta de moradia.
D O movimento republicano foi liderado pelos cafeicultores paulistas, os profissionais liberais urbanos e os jovens oficiais militares.
6
7
8
O café chegou ao Brasil no século XVIII, sendo trazido da Guiana Francesa. Naquele contexto, o café já possuía valor
comercial, contudo, ocupava uma posição secundária na economia brasileira. Com a crise de produção cafeeira no Haiti no final do
século XVIII, o Brasil aumentou a sua produção, tornando-se no século XIX o principal produto de exportação, apesar dos surtos
industriais. Sobre a relação existente entre a produção de café e o crescimento industrial no Brasil nas primeiras décadas do século
XX, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://revistacafeicultura.com.br/?mat=40384. Acesso em: 30 jul. 2018.
A
As diversas atividades econômicas ligadas ao café no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, em particular na capital
paulista, possibilitaram a urbanização da sociedade, um maior dinamismo capitalista e a criação de centros industriais. Citamos como
exemplo o desenvolvimento de ferrovias, a criação de companhias de navegação e de seguros e a vinda de imigrantes para a
substituição da mão-de-obra escrava.
B
Desde o século XIX, a industrialização se fortaleceu no Brasil devido a produção e a exportação de café. Isto porque, as vultosas
somas cobradas pelo governo como impostos sobre o café possibilitaram o investimento em infraestrutura como a Usina Hidrelétrica
Binacional de Itaipu, localizada no Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai e o que foi fator determinante para a instalação de
parques industriais em todo o país.
C
A crise de 1929 causou a falência econômica da maioria dos países importadores do café brasileiro, inclusive do principal comprador,
a Alemanha. Diante desse fato, não restou alternativa aos antigos cafeicultores senão a de se tornarem empresários capitalistas,
impulsionando assim a industrialização no Brasil.
D
Devido à intempéries como vendavais, enchentes, secas prolongadas ou mesmo geadas nas primeiras décadas do século XIX que
causaram a destruição de cafezais em muitas regiões produtoras como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a opção encontrada pelos
cafeicultores foi investir na construção de indústrias e na produção de produtos manufaturados para exportação.
A cientista Berta Lutz foi uma das principais líderes sufragistas brasileiras na primeira metade do século XX. Podemos
compreender o Movimento Sufragista como a luta das mulheres:
A Pelo acesso ao Ensino Superior.
B Pelo direito ao voto.
C Pelo direito ao divórcio.
D Pela prioridade da guarda dos filhos após desquite.
9
10

Mais conteúdos dessa disciplina