Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à utilização de células-tronco embrionárias, para fins de pesquisa e terapia, obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, pode-se afirmar que
Marque a alternativa correta:
A. é permitida a utilização de células-tronco embrionárias, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de 03 (três) anos.
B. é apenas autorizado seu uso para fins de terapia.
C. quando utilizada para fins de terapia é dispensável a submissão de seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa.
D. é necessário o consentimento de ambos os genitores para a comercialização e pesquisa, bastando, contudo, consentimento de apenas um deles para fins de terapia.
E. a pesquisa pode ser autorizada pelos órgãos competentes, desde que passado o prazo de 03 (três) anos do congelamento e tenha sido descartado no procedimento de fertilização in vitro, ainda que sem o consentimento dos genitores;
User badge image
Questões para Estudantes

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas com base na legislação e ética sobre o uso de células-tronco embrionárias no Brasil: A) É permitida a utilização de células-tronco embrionárias, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de 03 (três) anos. — Correto. A legislação brasileira (Resolução CNS 196/96 e outras normas) permite o uso de embriões inviáveis ou congelados por mais de 3 anos, desde que não sejam mais utilizados para fertilização. B) É apenas autorizado seu uso para fins de terapia. — Incorreto. O uso é permitido para pesquisa e terapia, desde que respeitadas as normas éticas. C) Quando utilizada para fins de terapia é dispensável a submissão de seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa. — Incorreto. Toda pesquisa envolvendo células-tronco embrionárias deve ser aprovada por comitês de ética. D) É necessário o consentimento de ambos os genitores para a comercialização e pesquisa, bastando, contudo, consentimento de apenas um deles para fins de terapia. — Incorreto. O consentimento deve ser claro e informado, geralmente de ambos os genitores para pesquisa; comercialização é proibida. E) A pesquisa pode ser autorizada pelos órgãos competentes, desde que passado o prazo de 03 (três) anos do congelamento e tenha sido descartado no procedimento de fertilização in vitro, ainda que sem o consentimento dos genitores. — Incorreto. O consentimento dos genitores é obrigatório. Resposta correta: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A pesquisa envolvendo seres humanos deverá ter como base quatro princípios básicos da bioética definidos abaixo: I. Capacidade de decisão, liberdade e direito de autogovernar-se; II. Respeito a equidade dos indivíduos; III. Fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida; IV. Não causar mal e/ ou danos ao paciente de forma intencional. Marque a opção que apresenta a ordem correta de definição destes princípios:
a. I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
b. I - Beneficência, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Justiça.
c. I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV - Beneficência.
d. I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia.
e. I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Autonomia e IV - Beneficência.

As questões deontológicas nos ensinam: A A importância da vida e da saúde do profissional de saúde. B A desempenhar bem as tarefas para agradar principalmente aos superiores. C O significado da profissão e as técnicas práticas para prestar atendimento com qualidade. D Que ser profissional de saúde está na dependência da vivência das pessoas. E O grau de responsabilidade do profissional diante do cliente e da comunidade.

Mais conteúdos dessa disciplina