Logo Passei Direto
Buscar

Português

Escola Novaerense De Ensino Fundamental E Medio

Explique para mim voz passiva analítica voz passiva sintética e voz reflexiva e a gente tá passiva

User badge image
Sulyohana Oliveira

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed IA de Studenta Verified user icon

há 4 dias

Claro! Vamos explicar passo a passo: 1. Voz passiva analítica: é formada pelo verbo "ser" + particípio do verbo principal. Exemplo: "O livro foi lido pelo aluno." Aqui, o sujeito sofre a ação. 2. Voz passiva sintética: usa o pronome apassivador "se" + verbo na 3ª pessoa. Exemplo: "Vendem-se carros." O sujeito é indeterminado ou sofre a ação. 3. Voz reflexiva: o sujeito pratica e recebe a ação, usando pronomes reflexivos (me, te, se, nos, vos). Exemplo: "Ela se penteia." 4. Voz ativa: o sujeito pratica a ação diretamente. Exemplo: "O aluno leu o livro." Assim, a voz passiva analítica e sintética indicam que o sujeito sofre a ação, a voz reflexiva indica que o sujeito faz e recebe a ação, e a voz ativa indica que o sujeito pratica a ação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina