Considere o fragmento de texto:
“Talvez a força motriz mais poderosa para os estudos voltados ao comportamento sedentário seja a ideia de que os danos causados por ficar sentado demais não podem ser contrabalanceados pela realização de atividade física em níveis suficientes, uma ideia que foi promulgada tanto pelos meios de comunicação de massa como por segmentos da comunidade científica. Apesar da falta de qualquer evidência convincente para apoiá-la, esta ideia foi disseminada desde os primeiros dias da pesquisa do comportamento sedentário e é uma visão que ainda está em circulação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAMATAKIS, E. et al. Is the time right for quantitative public health guidelines on sitting? A narrative review of sedentary behaviour research paradigms and findings. British journal of sports medicine, v. 53, n. 6, p. 377-382, 2019. (traduzido pelo autor da questão)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 – Uso de Dispositivos Eletrônicos e o Sedentarismo na Infância e na Adolescência, de Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência, referente à interpretação dos níveis de atividade física em diferentes categorias, enumere cada nível a seguir de acordo com as características de cada um deles:
1. Muito ativo
2. Ativo
3. Insuficientemente ativo
4. Fisicamente inativo
( ) Aquele que cumpriu as recomendações de atividades físicas.
( ) Aquele que ultrapassou as recomendações de atividades físicas.
( ) Aquele que não realizou nenhuma atividade física por pelo menos 10 minutos contínuos durante a semana.
( ) Aquele que realiza atividade física, mas não cumpre as recomendações quanto à frequência ou duração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
1 – 2 – 3 – 4
B
1 – 4 – 3 – 2
C
2 – 1 – 4 – 3
D
2 – 3 – 4 – 1
E
3 – 2 – 4 – 1
Ed
anteontem
Vamos analisar cada descrição e associar ao nível correto: ( ) Aquele que cumpriu as recomendações de atividades físicas. — 2. Ativo ( ) Aquele que ultrapassou as recomendações de atividades físicas. — 1. Muito ativo ( ) Aquele que não realizou nenhuma atividade física por pelo menos 10 minutos contínuos durante a semana. — 4. Fisicamente inativo ( ) Aquele que realiza atividade física, mas não cumpre as recomendações quanto à frequência ou duração. — 3. Insuficientemente ativo Sequência correta: 2 – 1 – 4 – 3 Alternativa correta: C