Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a lei de responsabilidade fiscal, os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
Então, se um município da federação recebeu no exercício de 2021 a transferência de R$ 50.000 do governo federal para a compra de merenda escolar, esse recurso:
a) Deve ser aplicado na compra de merenda escolar no exercício de 2021 ou nos anos seguintes.
b) Deve ser aplicado na compra de merenda escolar apenas no exercício de 2021, mas não nos exercícios seguintes.
c) Pode ser aplicado na compra de merenda escolar ou em despesa relacionadas à saúde, no exercício de 2021, ou nos exercícios seguintes.
d) Pode ser aplicado em qualquer despesa fixada no orçamento do município no exercício de 2021 ou nos exercícios seguintes.
e) Deve ser aplicado na compra de merenda escolar no exercício de 2021 ou, nos exercícios seguintes, em qualquer despesa fixada no orçamento do município.
User badge image
Ensinando Através de Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os recursos legalmente vinculados a uma finalidade específica devem ser utilizados exclusivamente para essa finalidade, mesmo que o uso ocorra em exercício diferente daquele em que o recurso foi recebido. No caso apresentado, o recurso de R$ 50.000 recebido para a compra de merenda escolar deve ser aplicado exclusivamente para essa finalidade, podendo ser usado no exercício de 2021 ou nos exercícios seguintes, caso não seja totalmente utilizado no ano do recebimento. Portanto, a alternativa correta é: a) Deve ser aplicado na compra de merenda escolar no exercício de 2021 ou nos anos seguintes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Florianópolis deu um novo passo na política municipal de bem-estar animal com a assinatura da ordem de serviço para a construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal com atendimento gratuito. Com o novo Hospital Veterinário Municipal, Florianópolis busca ampliar o atendimento à população que tem o seu pet em casa e teria dificuldade de pagar uma consulta veterinária. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, esse é um marco importante para o bem-estar dos animais. O objetivo é fortalecer cada vez mais a estrutura de atendimento animal para atender demandas por atendimento e cuidados para os pets. As obras começam em janeiro de 2026 e devem ser concluídas em cerca de três meses, permitindo que a capital amplie e modernize a assistência pública veterinária oferecida à população. O Hospital Veterinário Municipal oferecerá clínica geral, emergências, cirurgias, castrações, microchipagem, exames laboratoriais e de imagem, além de tratamentos especializados. Contará com médicos veterinários e agentes de atendimento aos animais.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre orçamento público, é correto afirmar que a despesa com a construção do Hospital Veterinário Municipal:
a) Não necessita estar fixada na Lei Orçamentária Anual do município se a origem dos recursos para a construção for decorrente de transferência.
b) Foi fixada no orçamento da seguridade social do município, vigente no exercício financeiro de 2026.
c) Foi priorizada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias relativa ao exercício financeiro de 2026 com o objetivo de atender ao princípio orçamentário da competência.
d) Deve estar fixada no Plano Plurianual do município, vigente no exercício financeiro de 2026, pois é relativa à despesa de capital e outras dela decorrente.
e) Deve, obrigatoriamente, ser financiada com receitas de capital, que podem ser decorrentes de operações de crédito ou de alienação de bens imóveis.

Mais conteúdos dessa disciplina