Logo Passei Direto
Buscar
A Reforma Protestante e a construção do pensamento econômico liberal de Adam Smith foram determinantes no processo de construção de uma ética voltada ao trabalho no mundo moderno. Weber, na obra escrita no início do século XX e intitulada A ética protestante e espírito do capitalismo, demonstra surgimento do que designou de ética de trabalho. Adam Smith, no livro A riqueza das nações, afirmava no século XVIII as bases de uma nova ética econômica burguesa.
No que diz respeito à ética no capitalismo, avalie as afirmacoes seguintes: Weber afirma que a ética do trabalho representa a valorização da ética burguesa, que afirma princípios contrários ao comércio e ao trabalho racional. II. Segundo Adam Smith, deve-se afirmar a competitividade, a livre iniciativa e a livre concorrência, pois quanto mais um indivíduo trabalhar em nome de seus interesses privados, indiretamente, como uma mão invisível, contribuirá para progresso coletivo. III. Adam Smith afirma a importância da mão invisível, entendida como sistema de solidariedade, altruísmo consciente e dinâmico, que aperfeiçoa necessariamente apenas um pequeno número de indivíduos. IV. De acordo com Weber, a ética do trabalho refere-se à vida religiosa protestante, que se caracteriza pela racionalidade, método e rigor em relação ao trabalho. É correto que se afirma em:
Weber afirma que a ética do trabalho representa a valorização da ética burguesa, que afirma princípios contrários ao comércio e ao trabalho racional.
Segundo Adam Smith, deve-se afirmar a competitividade, a livre iniciativa e a livre concorrência, pois quanto mais um indivíduo trabalhar em nome de seus interesses privados, indiretamente, como uma mão invisível, contribuirá para progresso coletivo.
Adam Smith afirma a importância da mão invisível, entendida como sistema de solidariedade, altruísmo consciente e dinâmico, que aperfeiçoa necessariamente apenas um pequeno número de indivíduos.
De acordo com Weber, a ética do trabalho refere-se à vida religiosa protestante, que se caracteriza pela racionalidade, método e rigor em relação ao trabalho.
a. II, III e IV.
b. IV apenas.
c. III e IV apenas.
d. I e IV apenas.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

há 12 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Weber afirma que a ética do trabalho representa a valorização da ética burguesa, que afirma princípios contrários ao comércio e ao trabalho racional. Falso. Weber relaciona a ética do trabalho protestante justamente com a valorização do trabalho racional e do comércio, não com princípios contrários a eles. II. Segundo Adam Smith, deve-se afirmar a competitividade, a livre iniciativa e a livre concorrência, pois quanto mais um indivíduo trabalhar em nome de seus interesses privados, indiretamente, como uma mão invisível, contribuirá para progresso coletivo. Verdadeiro. Essa é a ideia central da "mão invisível" de Adam Smith. III. Adam Smith afirma a importância da mão invisível, entendida como sistema de solidariedade, altruísmo consciente e dinâmico, que aperfeiçoa necessariamente apenas um pequeno número de indivíduos. Falso. A "mão invisível" não é um sistema de solidariedade ou altruísmo consciente, mas sim o mecanismo pelo qual interesses individuais promovem o bem coletivo, beneficiando a sociedade em geral, não apenas um pequeno grupo. IV. De acordo com Weber, a ética do trabalho refere-se à vida religiosa protestante, que se caracteriza pela racionalidade, método e rigor em relação ao trabalho. Verdadeiro. Essa é a tese central de Weber em "A ética protestante e o espírito do capitalismo". Portanto, os itens verdadeiros são II e IV. Nenhuma alternativa apresenta exatamente II e IV juntos, mas a alternativa que contém IV apenas é a b) IV apenas, e a que contém II, III e IV é a) II, III e IV, porém o item III é falso. Assim, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é a b) IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

"Impulsionados pelas discussões e pelos resultados dessa conferência, e seguindo a Agenda 21 Global, governo e sociedade deram início a um conjunto de ações de construção de Agendas 21, nos âmbitos nacional, regional e local. Pesquisa realizada pelo ICLEI, em 2002, revelou que 6.400 governos locais, em 113 países, estiveram envolvidos em atividades relacionadas à Agenda 21 Local nos 10 anos anteriores" (MALHEIROS, T. F.; PHILIPPI A.; COUTINHO, S. M.V. Agenda 21 nacional e indicadores de desenvolvimento sustentável: contexto brasileiro. In: Saúde e Sociedade, São Paulo, V. 17, 7-20, 2008, 8 online:
Leia as asserções abaixo: I.A Agenda 21 foi criada com objetivo de estabelecer práticas e políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Nações de todo mundo se comprometeram a rever modelo industrial, a fim de produzir proteção ambiental, desenvolvimento social e econômico. II. Realizada em 1992 no Rio de Janeiro, A ECO-92 é considerada um importante marco para a consolidação global do desenvolvimento sustentável. A respeito das afirmações acima, é possível dizer:
I.A Agenda 21 foi criada com objetivo de estabelecer práticas e políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Nações de todo mundo se comprometeram a rever modelo industrial, a fim de produzir proteção ambiental, desenvolvimento social e econômico.
II. Realizada em 1992 no Rio de Janeiro, A ECO-92 é considerada um importante marco para a consolidação global do desenvolvimento sustentável.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e I é consequência da II.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é consequência da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina