Logo Passei Direto
Buscar
A Corrente Científica da Educação Ambiental é caracterizada pela finalidade de centralizar o ambiente como um objeto de conhecimento interdisciplinar para o qual se objetiva buscar soluções apropriadas. “Nesta corrente, a educação ambiental está seguidamente associada ao desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades relativas às ciências do meio ambiente, do campo de pesquisa essencialmente interdisciplinar para a transdisciplinaridade. Como na corrente sistêmica, o enfoque é sobretudo cognitivo: o meio ambiente é objeto de conhecimento para escolher uma solução ou ação apropriada. As habilidades ligadas à observação e à experimentação são particularmente necessárias. [...] Geralmente, a perspectiva é a de compreender melhor para orientar melhor a ação. Amiúde as proposições da corrente científica integram o enfoque sistêmico e um processo de resolução de problemas” (SAUVÉ, 2005, p. 23). FONTE: SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação Ambiental: pesquisa e desafios, Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.
Sobre as atividades educativas que poderiam ser classificadas na corrente científica, assinale a alternativa correta:
A) O educador concretiza uma visita ao rio municipal com os objetivos de sensibilizar os estudantes sobre a mortalidade dos peixes e estimular a motivação para que pesquisem quais foram os fatores sociais e políticos envolvidos na causa da degradação das condições naturais daquele curso d’água.
B) O educador concretiza uma visita ao rio municipal, onde a mata ciliar encontra-se fragmentada e a água encontra-se visivelmente poluída. Os educandos são estimulados a caracterizar as relações causais entre os fatores biológicos, físicos e químicos para pensar soluções viáveis.
C) O educador emprega livro didático, esquemas e atividades escritas para ensinar conceitos ecológicos, visando à formação conceitual sólida dos educandos, por meio de sessões de exposições, discussões e jogos de perguntas e respostas.
D) O educador parte de um problema local para identificar os fatores culturais daquela sociedade, de modo a destacar as causas sociais, políticas e econômicas do problema ambiental escolhido. Os educandos produzem uma síntese ao final, identificando tais fatores causais.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 horas

A Corrente Científica da Educação Ambiental foca no meio ambiente como objeto de conhecimento interdisciplinar, com ênfase no aspecto cognitivo, observação, experimentação e busca de soluções técnicas e científicas para problemas ambientais. Analisando as alternativas: A) Envolve fatores sociais e políticos, o que está mais relacionado à abordagem crítica, não à corrente científica. B) Estimula a caracterização das relações causais entre fatores biológicos, físicos e químicos para pensar soluções viáveis, alinhado ao enfoque interdisciplinar e cognitivo da corrente científica. C) Uso de livro didático e ensino conceitual, mas sem ênfase na experimentação ou resolução de problemas, menos alinhado à corrente científica. D) Foca em fatores culturais, sociais, políticos e econômicos, mais relacionado à abordagem crítica. Portanto, a alternativa correta é: B) O educador concretiza uma visita ao rio municipal, onde a mata ciliar encontra-se fragmentada e a água encontra-se visivelmente poluída. Os educandos são estimulados a caracterizar as relações causais entre os fatores biológicos, físicos e químicos para pensar soluções viáveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Alemanha, em 1560, são iniciadas ações de conscientização do uso racional das florestas, visando a sua contínua recuperação. Para garantir a perpetuação do recurso da madeira. Nesse contexto, emerge o termo sustentabilidade (BOFF, 2017). Em 1713, com o aumento dos fornos de mineração que demandavam muito carvão, intensifica-se a necessidade do uso sustentável de madeira para garantir o lucro. Assim, políticas locais incentivavam o reflorestamento dos locais de extração. Na Europa, foram organizadas instituições de estudo para a extração sustentável de madeira e, em 1970, o relatório intitulado “Os limites do crescimento” estimulou uma série de discussões acaloradas e diferentes movimentos (BOFF, 2017).
Analise o excerto acima e assinale a alternativa que indica (1) a razão que justificava a recuperação das florestas no contexto alemão de 1560 e (2) o destino da produção da madeira em 1713, respectivamente.
A) (1) garantir a qualidade do ar, por meio da produção de oxigênio e captura de CO2; (2) evitar a perda da cobertura florestal, que causaria modificações para a qualidade de vida das gerações subsequentes.
B) (1) garantir a própria produção de madeira com finalidades comerciais e industriais; (2) evitar a falta de madeira para a manutenção da produção de grandes quantidades de carvão para a mineração.
C) (1) garantir a qualidade do ar, por meio da produção de oxigênio e captura de CO2; (2) evitar a falta de madeira para a manutenção da produção de grandes quantidades de carvão para a mineração.
D) (1) garantir a manutenção da paisagem que se tornaria devastada e, assim, menos turística; (2) evitar a perda da cobertura florestal, que causaria modificações para a qualidade de vida das gerações subsequentes.

“A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciada em cinco de junho de 1972, marcou uma etapa muito importante na ecopolítica mundial. Dela resultaram inúmeras questões que continuam a influenciar e a motivar as relações entre os atores internacionais, colaborando para a notável evolução que eclodiu após a Conferência” (PASSOS, 2009, p. 7).
Considere as sentenças abaixo: I- Promover a consciência e a preocupação com a interdependência econômica, social, política e ecológica somente das áreas urbanas. II- Proporcionar a todas as pessoas oportunidades de adquirir conhecimentos, valores, atitudes, comprometimento e habilidades necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente. III- Não criar novos padrões de comportamento individuais, mas sim de grupos e da sociedade como um todo com relação ao meio ambiente. Assinale a alternativa correta dos itens que contêm objetivos declarados na referida Conferência:
I- Promover a consciência e a preocupação com a interdependência econômica, social, política e ecológica somente das áreas urbanas.
II- Proporcionar a todas as pessoas oportunidades de adquirir conhecimentos, valores, atitudes, comprometimento e habilidades necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente.
III- Não criar novos padrões de comportamento individuais, mas sim de grupos e da sociedade como um todo com relação ao meio ambiente.
A) Os itens I e III.
B) Os itens I e II.
C) Somente o item I.
D) Somente o item II.

Jacques Delors, em sua obra Educação: um Tesouro a Descobrir, aponta alguns caminhos para atender às necessidades educativas fundamentais da Educação Básica apontadas na Conferência de Jomtien, de 1990. Trata-se de um documento que marca a educação da década de 90 e que influenciou e influencia a forma como se concebe a formação do sujeito. Leia o trecho abaixo que se refere às necessidades educativas: “Essas necessidades referem-se tanto aos instrumentos essenciais de aprendizagem (leitura, escrita, expressão oral, cálculo, resolução de problemas), quanto aos conteúdos educativos fundamentais (conhecimento, aptidões, valores, atitudes), indispensáveis ao ser humano para sobreviver, desenvolver suas capacidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, aprimorar sua qualidade de vida, tomar decisões ponderadas e continuar a aprender” (DELORS; NANZHAO, 1998, p. 15).
Pensando também a multidimensionalidade da formação do sujeito, a Educação Ambiental requer a aprendizagem de conhecimentos de diferentes naturezas. Em se tratando da literatura contemporânea, autores como Delors classificam o conhecimento em três categorias distintas: conceitos, procedimentos e atitudes. Sobre as formas pelas quais educadores podem “acessar” indicadores de tais conhecimentos, assinale a alternativa correta:
A) Indicadores de atitudes são caracterizados por um “saber-ser” e um “saber-conviver” do aprendiz.
B) Indicadores de conceitos são acessados por meio das declarações orais do estudante, enquanto as atitudes são acessadas por meio escrita.
C) Indicadores de procedimentos são caracterizados por um “saber-fazer” do aprendiz, enquanto as atitudes são caracterizadas por um “saber-declarar”.
D) Indicadores de conceitos são caracterizados por um “saber-ser” do aprendiz, enquanto o “saber-fazer” refere-se às atitudes.

O pensamento organizado em visões sistêmicas é explorado por alguns autores, como James Lovelock, que defende o planeta Terra como um todo que pode ser entendido como um sistema vivo com capacidade auto-organizadora. Trata-se da Hipótese de Gaia.
Sobre a Hipótese de Gaia, analise as assertivas a seguir. I- A Terra é capaz de regular não somente sua atmosfera, mas também sua temperatura e outras condições planetárias, como a salinidade oceânica. II- Há um estreito entrelaçamento entre as partes vivas do planeta – plantas, microrganismos e animais – e suas partes não vivas – rochas, oceanos e atmosfera. III- Os ciclos de feedback que interligam esses sistemas vivos e não vivos regulam o clima da Terra, a salinidade de seus oceanos e outras importantes condições planetárias. IV- A teoria de Gaia é um consenso entre os estudiosos da Educação Ambiental, uma vez que apresenta uma proposta irrefutável sobre o funcionamento do planeta Terra. Está correto o que se afirma nas assertivas:
I- A Terra é capaz de regular não somente sua atmosfera, mas também sua temperatura e outras condições planetárias, como a salinidade oceânica.
II- Há um estreito entrelaçamento entre as partes vivas do planeta – plantas, microrganismos e animais – e suas partes não vivas – rochas, oceanos e atmosfera.
III- Os ciclos de feedback que interligam esses sistemas vivos e não vivos regulam o clima da Terra, a salinidade de seus oceanos e outras importantes condições planetárias.
IV- A teoria de Gaia é um consenso entre os estudiosos da Educação Ambiental, uma vez que apresenta uma proposta irrefutável sobre o funcionamento do planeta Terra.
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I e II.

A sustentabilidade tornou-se um rótulo com significado fluido, muitas vezes, falacioso. Em certos casos, trata-se muito mais de um greenwash (“pintar de verde” para causar ilusão para o consumidor). É fundamental que saibamos conceituar e problematizar a sustentabilidade por meio de argumentos coerentes e fundamentados. Sobre as evidências acerca da importância de repensar o mundo sob a ótica da sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
Está correto o que se afirma em:
I- O uso intensivo de agrotóxicos dizima microrganismos que deveriam habitar o solo de modo a garantir a fertilidade, assim como dizima populações de abelhas tão sabidamente necessárias para garantir a produção de frutos e sementes por meio da polinização.
II- O uso de agrotóxicos é essencial para aumentar a produtividade independente das consequências causadas aos ecossistemas.
III- O Brasil é um país com uma distribuição de renda bastante equitativa graças ao sistema de produção capitalista.
IV- A concentração de renda intensificou-se em consequência da criação de grandes multinacionais e globalização.
V- A biodiversidade como um todo tem sido subtraída como consequência da ação antrópica.
A I, III e IV.
B I, IV e V.
C I, II e IV.
D IV e II.

Dois tratados internacionais de grande proporção foram produzidos com a finalidade de propor diretrizes para o enfrentamento de problemas ambientais de dimensões globais: o Protocolo de Montreal, em 1987, e o Protocolo de Kyoto, em 1997.
Assinale a alternativa correta sobre estes protocolos:
A) Os Protocolos de Montreal e de Kyoto foram criados para promover o controle do uso de algumas substâncias ameaçadoras à vida e ao meio ambiente.
B) O Protocolo de Kyoto existiu até o ano de 2005, quando suas metas foram alcançadas.
C) O Protocolo de Montreal determina objetivos para reduzir a poluição gerada na queima de combustíveis fósseis causadores do efeito estufa.
D) O Protocolo de Kyoto objetiva substituir substâncias que reagem com o ozônio na parte superior da estratosfera, como o grupo dos clorofluorcarbonetos (CFCs).

“Educar é transformar pela teoria em confronto com a prática e vice-versa (práxis), com consciência adquirida na relação entre o eu e o outro, nós (em sociedade) e o mundo. É desvelar a realidade e trabalhar com os sujeitos concretos, situados espacial e historicamente. É, portanto, exercer a autonomia para uma vida plena, modificando-nos individualmente pela ação conjunta que nos conduz às transformações estruturais” (LOUREIRO, 2004, p. 17). FONTE: LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, v. 1, n. 0, p. 13-20, 2004.
Pensando a caracterização acima é possível afirmar que a Educação Ambiental Crítico-Reflexiva tem o objetivo de:
A Analisar os elementos naturais que se encontram nas relações causais das problemáticas ambientais, identificando na prática os fatores ecológicos que determinaram a sequência de eventos concretos situados espacial e historicamente.
B Analisar o viés político que se encontra nas relações causais das problemáticas ambientais, identificando conclusões gerais que não tenham relação com os educandos concretos, situados espacial e historicamente.
C Analisar dinâmicas sociais que se encontram nas relações causais das problemáticas ambientais, identificando intenções, posições, argumentos e valores, implícitos ou explícitos.
D Analisar os elementos naturais que se encontram nas relações causais das problemáticas ambientais, identificando causas, interações, consequências e relatórios científicos.

Os fluxos financeiros da economia global não foram planejados por critérios éticos, o que pode ser evidenciado pela desigualdade social inerente à globalização. O livre comércio estimula o crescimento econômico e corporativo, de modo a promover o consumo excessivo caracterizado pelo desperdício. A consequência é o exacerbado uso de recursos naturais da Terra, a produção de resíduos e poluição e um grande consumo de energia, exemplificados pela redução do volume de água de lençóis freáticos, perda de rios e lagos que secaram, florestas sendo radicalmente reduzidas, indústrias de pesca em colapso, erosão do solo, pastagens originando desertos etc (CAPRA; LUISI, 2014). FONTE: CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. Tradução: Mayra Teruya Eichemberg, Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2014.
Sobre o texto apresentado e a importância da Educação Ambiental (EA) é possível afirmar que:
A) Como o consumismo está naturalizado na cultura contemporânea, a EA deve visar somente a outros aspectos para tornar objeto de discussão, haja vista que o consumismo precisa garantir a manutenção do sistema econômico.
B) Embora o consumismo esteja naturalizado na cultura contemporânea, a EA deve se abster de tratar desse tema, deslocando a discussão para a redução do desperdício e para o estímulo à reciclagem.
C) Embora o consumismo esteja naturalizado na cultura contemporânea, a EA deve visar a sua desnaturalização, com o objetivo de sabotar o sistema econômico vigente.
D) O Educador ambiental precisa desvelar o consumismo enquanto uma ideologia naturalizada, para atentar os aprendizes sobre suas consequências e sobre suas finalidades.

A Metodologia de Problematização proporciona a educação crítica, visto que os educandos precisarão conhecer a realidade social que o cercam, dialogar com a comunidade, investigar formas de intervir nessa sociedade e, inerentemente, buscar um posicionamento crítico para direcionar escolhas e decisões (BERBEL, 2011). FONTE: BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
No que diz respeito às estratégias utilizadas na problematização, considere os seguintes passos: I- Investigar pontos centrais e produzir a teorização. II- Pensar as causas do problema e definir pontos centrais. III- Elaborar hipóteses para solucionar o problema. IV- Delinear um problema para ser investigado. V- Aplicar tentativas de solução, resgatando a necessidade de investigar. Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos passos relacionados:
A IV, III, V, II e I.
B IV, II, I, III e V.
C III, V, I, II e IV.
D IV, III, II, I e V.

Mais conteúdos dessa disciplina