Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Markoni e Lakatos em Fundamentos de Metodologia Científica (2022), há quatro principais métodos de abordagem para uma investigação, sendo eles: dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético, indutivo.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo:

I. No método indutivo, parte-se da análise do todo para as partes, generalizando o conhecimento científico que foi produzido.

II. No método dedutivo, parte-se das teorias e leis gerais, ou seja, do todo, para antecipação do que acontecerá com as partes, como acontece com Mafalda.

III. No método hipotético-dedutivo, faz-se necessário realizar os diferentes testes para as possíveis resoluções de um problema.

Está correto o que se afirma em:
I. No método indutivo, parte-se da análise do todo para as partes, generalizando o conhecimento científico que foi produzido.
II. No método dedutivo, parte-se das teorias e leis gerais, ou seja, do todo, para antecipação do que acontecerá com as partes, como acontece com Mafalda.
III. No método hipotético-dedutivo, faz-se necessário realizar os diferentes testes para as possíveis resoluções de um problema.
I, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
User badge image
PsicoEducacao

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. No método indutivo, parte-se da análise do todo para as partes, generalizando o conhecimento científico que foi produzido. Incorreto. O método indutivo parte das partes (observações específicas) para o todo (generalizações). II. No método dedutivo, parte-se das teorias e leis gerais, ou seja, do todo, para antecipação do que acontecerá com as partes, como acontece com Mafalda. Correto. O método dedutivo parte do geral para o específico. III. No método hipotético-dedutivo, faz-se necessário realizar os diferentes testes para as possíveis resoluções de um problema. Correto. O método hipotético-dedutivo envolve formular hipóteses e testá-las. Portanto, os itens corretos são II e III. Alternativa correta: II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Luíza acabou de se formar em Pedagogia e gostaria de realizar o mestrado em Educação. Ela tem curiosidade em conhecer mais sobre Educação Sexual, pois na graduação não foi abordado nenhum tópico sobre o assunto. Então, para realizar o seu projeto de mestrado, Luiza resolveu buscar referências e produção de livros para conhecer mais sobre a temática. Por isso, Luíza fez um levantamento, nas bibliotecas universitárias da sua cidade, das produções na temática da Educação Sexual entre os anos 2010 e 2020.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Luíza realizou uma pesquisa bibliográfica, pois além de levantar a produção bibliográfica sobre Educação Sexual, delimitou sua investigação em um lugar e período de tempo específicos.
Luíza realizou uma pesquisa etnográfica, pois a mesma se constitui pela observação e análise de como os autores dos livros compreendem a relação da educação com a sexualidade.
Luíza realizou um estudo de caso, pois pode-se observar as características de entendimento da relação educação e sexualidade dos autores de sua cidade durante o período de tempo escolhido.
Luíza realizou uma pesquisa documental, pois teve a possibilidade de transformar a visão educacional sobre a questão da sexualidade e sua relação com a educação.
Luíza realizou parte de uma pesquisa participante, pois realizar o levantamento bibliográfico sobre a temática é pré-requisito para a realização de uma pesquisa desse tipo.

Mais conteúdos dessa disciplina