Logo Passei Direto
Buscar
Dimensionamento de sistemas elevatórios exige compatibilizar energia da bomba e da instalação. Ponto de operação é a interseção da curva da bomba com a do sistema. Alterações físicas, como envelhecimento de tubos ou uso de válvulas, modificam essas curvas, deslocando ponto operacional e afetando a eficiência e a segurança contra cavitação. PORTO, R.M. Hidráulica básica. 4. ed. São Carlos: EESC-USP, 2006.
Analise a interação entre curvas da bomba e do sistema e assinale a correta sobre ponto de operação.
a. A curva do sistema inicia-se sempre na origem (0,0) e cresce quadraticamente, independente da altura geométrica.
b. Para evitar cavitação, NPSH disponível (NPSHd) da instalação deve ser necessariamente menor que NPSH requerido (NPSHr).
c. Ponto de operação real coincide obrigatoriamente com ponto de melhor eficiência (BEP), garantindo potência mínima consumida.
d. Envelhecimento aumenta a rugosidade, tornando a curva do sistema íngreme, reduzindo a vazão e elevando a altura manométrica.
e. Fechamento parcial de válvula no recalque altera a curva da bomba, deslocando ponto para menor vazão e maior altura.
User badge image
ProjetandoIdeias

há 3 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 horas

Vamos analisar cada alternativa com base no conceito de ponto de operação em sistemas elevatórios: a) A curva do sistema inicia-se sempre na origem (0,0) e cresce quadraticamente, independente da altura geométrica. — Incorreto. A curva do sistema não começa necessariamente em (0,0) porque a altura geométrica (diferença de nível) impõe um valor mínimo de altura manométrica, deslocando a curva para cima. b) Para evitar cavitação, NPSH disponível (NPSHd) da instalação deve ser necessariamente menor que NPSH requerido (NPSHr). — Incorreto. Para evitar cavitação, o NPSH disponível deve ser maior ou igual ao NPSH requerido, não menor. c) Ponto de operação real coincide obrigatoriamente com ponto de melhor eficiência (BEP), garantindo potência mínima consumida. — Incorreto. O ponto de operação real pode não coincidir com o BEP; alterações no sistema podem deslocar o ponto de operação para fora do BEP. d) Envelhecimento aumenta a rugosidade, tornando a curva do sistema íngreme, reduzindo a vazão e elevando a altura manométrica. — Correto. O envelhecimento aumenta perdas por atrito (rugosidade), o que torna a curva do sistema mais íngreme, reduz a vazão e aumenta a altura manométrica necessária. e) Fechamento parcial de válvula no recalque altera a curva da bomba, deslocando ponto para menor vazão e maior altura. — Incorreto. O fechamento parcial da válvula altera a curva do sistema, não da bomba. Portanto, a alternativa correta é: d) Envelhecimento aumenta a rugosidade, tornando a curva do sistema íngreme, reduzindo a vazão e elevando a altura manométrica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina