Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros

Transformar o ensino sem transformar a avaliação é um esforço inócuo. Quando o professor avança em metodologias integradas e diálogos culturais ricos, mas no momento final instaura um processo avaliativo que apenas exige do estudante que marque um “x” sobre definições soltas extraídas de apostilas, o elo interdisciplinar é quebrado e o recado passado à turma é de que apenas a memorização desconexa tem validade institucional real. Em contrapartida, as práticas de ensino contemporâneas de “boa qualidade” focam-se nos aspectos estruturantes do trabalho. Instrumentos como o diário de bordo, os painéis interativos, as defesas argumentativas de grupo e as autoavaliações tornam-se primordiais. Nesse escopo de reflexão entre a teoria didática e as formas de avaliar, pondere sobre as asserções expostas a seguir:


I. Na concepção de uma docência de melhor qualidade e da avaliação interdisciplinar, a competência é avaliada como a capacidade de articular o trabalho bem-feito e o agir técnico alinhados intrinsecamente ao horizonte ético e político.


PORQUE


II. O trabalho competente “faz bem”, o que significa dizer que os indicadores de sucesso não se limitam à produtividade de notas massificadas em boletins estáticos, mas incluem se a prática gerou realização pessoal coletiva e a percepção cidadã e emancipatória nas vidas dos estudantes envolvidos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Questão 10

Resposta


a.

As asserções I e II são proposições falsas.

b.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

c.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

d.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

User badge image
Fernandes Oliveira

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar as asserções: I. Afirma que a competência na avaliação interdisciplinar envolve articular trabalho bem-feito e agir técnico alinhados a um horizonte ético e político. Isso está correto, pois a avaliação contemporânea valoriza não só a técnica, mas também aspectos éticos e políticos do ensino. II. Diz que o trabalho competente “faz bem”, ou seja, o sucesso não se mede apenas por notas, mas também pela realização pessoal, coletiva e percepção cidadã dos estudantes. Isso também é verdadeiro, pois a avaliação atual busca resultados mais amplos que vão além da simples nota. Agora, a questão é se a asserção II justifica a I. A asserção II explica que o sucesso da competência inclui aspectos éticos e políticos, o que está alinhado com a definição da asserção I. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Resposta correta: e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina