Logo Passei Direto
Buscar
"As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. [...]. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares." (OLIVEIRA, MORAES e DOURADO, 2008, pág. 6). No entanto, a eleição direta para diretores não pode conter em si a garantia da democracia, tendo em vista que, muitas vezes, aprofunda relações hierarquizadas no interior das escolas entre grupo vencedor e grupo derrotado. Segundo Oliveira, Moraes e Dourado (2008), a democratização dos processos educativos se efetiva (Adaptado: pedagogo)
De acordo com Oliveira, Moraes e Dourado (2008), a democratização dos processos educativos se efetiva:
A) no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, estudantes, pais, e toda a comunidade escolar possam discutir criticamente o cotidiano escolar.
B) a partir da indicação, pelo poder público, do Conselho Escolar que, por conter em sua composição representantes de todos os segmentos da escola, é o órgão colegiado apto para a tomada de decisão democrática.
C) pela construção do projeto político pedagógico pela direção da escola e sua total socialização para professores. documento representa a democratização da tomada de decisão no interior da instituição.
D) com a eleição de diretores e, a partir daí, valendo-se da democracia representativa, a tomada de decisão por parte da direção é legítima e representa a vontade coletiva.
E) pelo provimento do cargo de diretor, que deverá ser decidido por meio de indicação do Secretario de Educação.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 horas

Analisando as alternativas com base no trecho apresentado e no entendimento sobre democratização dos processos educativos: - A alternativa A destaca a criação de espaços de discussão crítica envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, o que está alinhado com a ideia de democratização efetiva e participação coletiva. - A alternativa B fala da indicação do Conselho Escolar pelo poder público, o que não garante necessariamente a democratização, pois pode haver falta de participação direta. - A alternativa C menciona a construção do projeto político pedagógico pela direção e sua socialização, mas isso não assegura participação efetiva de todos. - A alternativa D valoriza a eleição de diretores e a democracia representativa, mas o texto alerta que a eleição direta nem sempre garante democracia plena. - A alternativa E fala de indicação pelo Secretário de Educação, o que é menos democrático. Portanto, a alternativa correta é: A) no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, estudantes, pais, e toda a comunidade escolar possam discutir criticamente o cotidiano escolar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina