Logo Passei Direto
Buscar
Lei n 842992 Lei de Improbidade Administrativa Improbidade Administrativa Lei 84291992

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, em seu artigo 1º.
A Constitui ato de improbidade administrativa que impeça atos contra os princípios da administração pública a ação ou omissão culposa que viole os deveres de honestidade, de parcialidade e de legalidade.
B Ocultar ou não permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação o2cial, teor de medida política ou esportiva capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
C Cumprir as normas relativas à celebração, 2scalização e aprovação de contas de parcerias 2rmadas pela administração pública com entidades privadas.
D As sanções previstas neste artigo a qualquer momento poderão ser executadas, mesmo antes do trânsito em julgamento da sentença condenatória, uma vez que existe sustentação jurídica anterior.
E O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar as alternativas com base na Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa): A) "Constitui ato de improbidade administrativa que impeça atos contra os princípios da administração pública a ação ou omissão culposa que viole os deveres de honestidade, de parcialidade e de legalidade." - Incorreta. A lei fala em violação dos deveres de honestidade, imparcialidade (não parcialidade) e legalidade, mas a ação ou omissão deve ser dolosa (intencional), não culposa (negligente). B) "Ocultar ou não permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou esportiva capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço." - Incorreta. Essa descrição não está relacionada diretamente à Lei de Improbidade Administrativa. C) "Cumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas." - Incorreta. Cumprir normas não é ato de improbidade, mas sim obrigação. D) "As sanções previstas neste artigo a qualquer momento poderão ser executadas, mesmo antes do trânsito em julgamento da sentença condenatória, uma vez que existe sustentação jurídica anterior." - Incorreta. As sanções dependem de sentença judicial transitada em julgado (definitiva). E) "O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei." - Correta. Essa alternativa está de acordo com o objetivo da Lei nº 8.429/1992. Resposta correta: E

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina