Logo Passei Direto
Buscar
A atuação de Martinho Lutero (1483-1546) e seus diversos aspectos biográficos contribuíram para fazer dele uma das principais figuras históricas que viriam a encabeçar a chamada "Reforma Protestante" (SILVA, Completo Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020). Sobre ele, leia atentamente as seguintes assertivas:
É correto que se diz em:
I A primeira viagem de Lutero a Roma em 1510 O teria deixado profundamente perturbado, pois OS vícios, a ostentação, esbanjamento e a gula que via ali não lembravam em nada a devoção modesta das Igrejas que conhecia no norte da Alemanha.
II - Os seguidores angariados pela mensagem de Lutero pertenciam exclusivamente à nobreza teutônica, OS quais viam em seu discurso uma possibilidade de se libertar da autoridade eclesiástica do Papa e dos pagamentos abusivos de dízimo a Roma.
III Lutero ficou conhecido por conta de suas declarações de que ser humano só é salvo com base na verdadeira fé mediante um relacionamento sincero entre 0 cristão e Deus e dependente apenas do mérito de suas boas ações, e não dos sacramentos.
IV 0 conteúdo das 95 teses, documento de argumentação geral com parágrafos numerados escrito por Lutero e fixado na Igreja do castelo de Wittenberg, consistia em objeções contra a cobrança de indulgência, simonia e preceitos seguidos pela Igreja oficial.
a. I e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. le III, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. II e IV, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada item: I - Correto. A viagem de Lutero a Roma em 1510 realmente o perturbou devido à corrupção, ostentação e vícios que presenciou, contrastando com a devoção modesta que conhecia no norte da Alemanha. II - Incorreto. Os seguidores de Lutero não pertenciam exclusivamente à nobreza teutônica; sua mensagem alcançou diversos grupos sociais, incluindo camponeses e burgueses. III - Incorreto. Lutero defendia que a salvação era pela fé (sola fide) e não pelas obras, mas não dependia do mérito das boas ações; ele criticava a dependência dos sacramentos para a salvação, mas não afirmava que as boas ações eram o fundamento da salvação. IV - Correto. As 95 teses de Lutero criticavam a venda de indulgências, a simonia e outros preceitos da Igreja oficial. Portanto, os itens corretos são I e IV. Resposta correta: a) I e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina