Logo Passei Direto
Buscar
“Eu e a democracia brasileira temos a mesma idade. Eu achava que nos nossos trinta e poucos anos estaríamos pisando em terra firme. (...) Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Lembro da euforia. Parecia um grande passo para a nossa democracia: 20 milhões de pessoas saindo da pobreza; A taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. (...) Mas algo no nosso tecido social começa a mudar. O país se divide em duas partes. E esse muro dá lugar a um abismo.” (Petra Costa, filme: Democracia em Vertigem, 2019). O texto acima possibilita as seguintes reflexões sobre a experiência da democracia, no Brasil entre os anos de 1985 e 2018:
É CORRETO o que se apresenta em
I- O Brasil de hoje, dividido em duas partes, é o Brasil da democracia porque todos têm direito de divulgar suas opiniões.
II- As políticas sociais implementadas pelos governos do PT não bastaram para consolidar uma democracia no Brasil capaz de sobreviver aos golpes, comuns na nossa história.
III- A divisão extrema no cenário político brasileiro da atualidade provoca o sentimento de que a democracia está enfraquecida.
I apenas.
III apenas.
I e II.
II e III.
I, II e III.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar cada item: I- "O Brasil de hoje, dividido em duas partes, é o Brasil da democracia porque todos têm direito de divulgar suas opiniões." Embora a democracia garanta o direito à livre expressão, a simples divisão do país em duas partes não caracteriza necessariamente uma democracia saudável. A polarização extrema pode indicar fragilidades democráticas. Portanto, essa afirmativa é questionável e não totalmente correta. II- "As políticas sociais implementadas pelos governos do PT não bastaram para consolidar uma democracia no Brasil capaz de sobreviver aos golpes, comuns na nossa história." Essa afirmativa é correta, pois reconhece que, apesar dos avanços sociais, a democracia brasileira ainda enfrenta desafios e vulnerabilidades históricas. III- "A divisão extrema no cenário político brasileiro da atualidade provoca o sentimento de que a democracia está enfraquecida." Correto, a polarização política intensa pode gerar percepção de fragilidade democrática. Portanto, os itens corretos são II e III. Resposta correta: II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(2015 ¿ TJAA ¿ TRE/Amapá) Pedro, candidato a Prefeito Municipal, sabendo que Paulo era simpatizante de seu adversário no pleito eleitoral, ofereceu-lhe dinheiro para conseguir a sua abstenção, mas a oferta não foi aceita por Paulo. A conduta de Pedro é:
penalmente irrelevante, pois não visava obter o voto do eleitor para si.
penalmente irrelevante, porque a oferta não foi aceita.
crime eleitoral punido com reclusão e multa.
simples irregularidade na campanha eleitoral, passível de multa.
crime eleitoral punido com detenção.

Ano: 2019 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: MPE-MG Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - MPE-MG - Promotor de Justiça Substituto - Acerca das ações eleitorais e suas finalidades,
assinale a alternativa incorreta.
O recurso contra expedição de diploma caberá somente nos casos de inelegibilidade infraconstitucional superveniente, inelegibilidade de natureza constitucional e falta de condição de elegibilidade. Na primeira hipótese, não basta que a inelegibilidade seja desconhecida, é preciso que seja superveniente ao processo de registro de candidatura.
nenhuma das alternativas anteriores.
Poderá o Ministério Público Eleitoral propor investigação judicial eleitoral, após o deferimento do registro de candidatura, por atos ilícitos decorrentes de abuso do poder econômico e/ou político. Nesse caso, se o pedido final importar em cassação do registro, diploma ou mandato, haverá litisconsórcio passivo necessário entre o titular e o vice da chapa majoritária.
A ação de impugnação a mandato eletivo poderá ser proposta pelo Ministério Público Eleitoral ou por qualquer candidato, partido ou coligação, visando a cassação do diploma de candidatos eleitos que tenham agido com abuso do poder político ou econômico, dentre outros. No caso de eleição majoritária, julgada procedente a AIME, os votos do candidato eleito serão considerados nulos, e automaticamente será diplomado o segundo colocado no certame, em virtude do efeito imediato das decisões da Justiça Eleitoral em ações dessa natureza.
As representações eleitorais baseadas na Lei n° 9.504/97 têm por finalidade, em regra geral, garantir a lisura do pleito e do exercício do voto, ensejando a aplicação de multa àqueles que incidirem em infrações às normas eleitorais. Excepcionalmente, a representação eleitoral por captação ilícita de sufrágio, prevista no art. 41-A da Lei n° 9.504/97, em caso de procedência, ensejará a aplicação de multa e a cassação do registro de candidatura.

Mais conteúdos dessa disciplina