Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
(VUNESP / 2021 - adaptada) O ECA prevê a responsabilização de adolescentes que praticam atos infracionais.
Acerca da responsabilidade do adolescente, enquanto submetido à medida socioeducativa, é correto afirmar que:
Vigoram seus direitos e garantias fundamentais ainda em restrição de liberdade.
Não pode ser submetido à medida de internação.
Não pode ser submetido à medida de liberdade assistida.
Não pode ser submetido à medida de semiliberdade.
Pode permanecer em internação até depois dos 21 anos.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar as alternativas com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): 1. Vigoram seus direitos e garantias fundamentais ainda em restrição de liberdade. Correto. O ECA assegura que adolescentes submetidos a medidas socioeducativas mantêm seus direitos e garantias fundamentais, mesmo quando estão em internação. 2. Não pode ser submetido à medida de internação. Incorreto. A internação é uma das medidas socioeducativas previstas para adolescentes que cometem atos infracionais graves. 3. Não pode ser submetido à medida de liberdade assistida. Incorreto. A liberdade assistida é uma medida socioeducativa prevista no ECA. 4. Não pode ser submetido à medida de semiliberdade. Incorreto. A semiliberdade também é uma medida prevista no ECA. 5. Pode permanecer em internação até depois dos 21 anos. Incorreto. A internação deve ser cumprida até os 21 anos, mas não pode ultrapassar essa idade. Resposta correta: Vigoram seus direitos e garantias fundamentais ainda em restrição de liberdade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a Lei nº 8.069/90, as entidades que desenvolvem programas de internação possuem um rol de obrigações.
Analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente obrigações previstas pelo art. 94 do ECA.
I - Exigir direitos e deveres assegurados pelo governo federal, às entidades da iniciativa privada.
II - Oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os objetos necessários à higiene pessoal.
III - Propiciar escolarização e profissionalização.
IV - Propiciar atividades culturais, esportivas e de lazer.
V - Manter programas destinados ao apoio e acompanhamento de egressos.
Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Apenas os itens II, III, IV e V estão corretos.
Apenas os itens I e V estão corretos.
Apenas os itens I, III e V estão corretos.

(Instituto AOCP/2020 - Adaptada) A Lei nº 12.594/12 é o diploma legal que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Assinale a alternativa correta de acordo com suas disposições legais.
Compete à União criar e manter programas de atendimento para a execução das medidas socioeducativas em meio aberto.
É vedada a edificação de unidades socioeducacionais em espaços contíguos, anexos, ou de qualquer outra forma integrados a estabelecimentos penais.
Para o exercício da função de dirigente de programa de atendimento em regime de semiliberdade ou de internação, além de outros requisitos, é necessária comprovada experiência no trabalho com adolescentes de, no mínimo, 05 (cinco) anos.
O rol de orientadores credenciados deverá ser comunicado, trimestralmente, à autoridade judiciária e ao Ministério Público.
A composição da equipe técnica do programa de atendimento deverá ser interdisciplinar, compreendendo, no mínimo, profissionais das áreas de cultura e assistência social, de acordo com as normas de referência.

Mais conteúdos dessa disciplina