Av1 - Ciências Contábeis – Economia

Av1 - Ciências Contábeis – Economia

 

 

1) Forma de organização social e política em que o governo é proprietário dos meios de produção e com o auxílio do planejamento central ele responde aos problemas econômicos.

Alternativas:

a) Sistema socialista

b) Sistema capitalista

c) Mercantilistas

d) Fisiocratas

 

2) As funções econômicas dos governos são: alocativa, distributiva e estabilizadora. A função através da qual o governo vai atuar através de leis, normas e decretos direcionando uma parte dos recursos para ofertar bens e serviços púbicos é denominada:

Alternativas:

a) Função estabilizadora

b) Função distributiva

c) Função alocativa

d) Função demanda

 

3) O governo é um agente econômico com grande poder de mercado, portanto, sua atuação sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas visa conduzí-la de maneira a atingir seus objetivos: ter uma economia que opere com baixas taxas de desemprego, com pouca inflação e distribuição de renda socialmente justa. Para tanto, utiliza instrumentos de política econômica. Neste sentido, a política econômica entendida como o exercício de administração das receitas e despesas do governo denomina-se:

Alternativas:

a) Política monetária

b) Política de rendas

c) Política fiscal

d) Política cambial

 

4) Uma consequência da escassez de recursos é a necessidade de fazer escolhas. E toda escolha envolve um custo que representa o que sacrificamos quando deixamos de lado outras opções. Tal custo denomina-se:

Alternativas:

a) Custo contábil

b) Custo operacional

c) Custo de oportunidade

d) Custo de demanda

 

5) Entre os instrumentos de política econômica utilizados para atingir os objetivos macroeconômicos está a política monetária. Neste sentido assinale a alternativa que indica a atuação da política monetária:

Alternativas:

a) Refere-se a ação do governo no sentido de controlar as condições de liquidez da economia.

b) Refere-se ao exercício do governo sobre as receitas e os gastos do governo.

c) Refere-se a atuação do governo sobre o nível de renda e emprego.

d) Refere-se a atuação do governo sobre as relação internacionais e a taxa de câmbio.

Disciplina:Economia1.519 materiais