Buscar

Como se extrai energia de uma molécula de ATP?

💡 3 Respostas

User badge image

Camila da Silva Nivardo

Promovendo a hidrólise (quebra com água) do grupo terminal de fosfato. Assim, ocorre a liberação de energia e a ATP (adenosina trifosfato) passa a chamar ADP (adenosina difosfato).
3
Dislike0
User badge image

Aline Duarte

Obrigada! :)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Adenosina Trifosfato – ATP São moléculas altamente energéticas, que após a quebra da ligação, liberam energia para as atividades celulares. Para que ocorra liberação de energia, o ATP deve ser hidrolisado  em ADP + Pi(fosfato inorgânico).


Toda vez que o ATP é formado, esse processo ocorre no citoplasma a partir de ADP (Adenosina Difosfato), ou seja, quando o corpo necessita liberar energia na respiração aeróbica, o Pi se liga ao ADP, gerando o ATP. Esta reação utiliza uma quantidade considerável de energia, em média, 7,3 kcal/mol.


Hidrólise do ATP

A hidólise é a reação em que ocorre a quebra de uma molécula em presença de água. Na hidrólise de ATP, observa-se ao final do processo a produção de energia livre em uma quantidade parecida de energia utilizada para formação do ATP, que vai ser constantemente utilizada pela célula. Além disso, também se verifica a formação de uma molécula de ADP e de um íon fosfato inorgânico. Essa reação pode ser assim representada:

ATP + H2O → ADP + Pi + energia livre

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais