Buscar

Fale a respeito dos fatores de produção na Antiguidade e na Idade média

💡 1 Resposta

User badge image

Caroline

Na antiguidade os homens produziam as ferramentas e utensílios rudimentares para a agricultura, caça e pesca. Já na idade média, os fatores de produção se designavam através de uma sociedade agrícola onde existiam os senhores feudais e os servos. Os servos trabalhavam nas terras de um senhor para serem cultivadas, em troca de pagamento em dinheiro, alimentos, trabalhos e lealdade militar. Como retribuição a essa lealdade, o senhor concedia proteção militar.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Fatores de produção é um termo econômico que descreve os insumos usados ​​na produção de bens ou serviços para obter lucro econômico . Os fatores de produção incluem terra, trabalho, capital e empreendedorismo. Esses fatores de produção também são conhecidos como gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra, e o conhecimento foi recentemente discutido como um potencial novo fator de produção.

Fatores de produção incluem qualquer recurso necessário para a criação de um bem ou serviço. No núcleo, terra, trabalho, capital e empreendedorismo abrangem todos os insumos necessários para produzir um bem ou serviço. Terra representa todos os recursos naturais, como madeira e ouro, usados ​​na produção de um bem.

Ao falarmos sobre a produção na idade média, logo nos lembramos que o trabalho nas terras buscava o atendimento de necessidades básicas. Ao contrário de outros tempos, a agricultura medieval apresentava um desempenho produtivo baixo que limitava a ocorrência das trocas naturais e do comércio. Em geral, essa característica subsistente é relacionada à má qualidade das sementes utilizadas e a limitação dos instrumentos e técnicas da época.

Apesar da relevância desses fatores, devemos levar em conta que os camponeses medievais também empregavam o sistema de rotação de culturas. Nesta técnica, um lote de terras cultiváveis era dividido em três porções equivalentes. Nas duas primeiras, o servo estabelecia a plantação de duas culturas distintas. Já o lote restante não era aproveitado para que, assim, o lote de terras não fosse completamente desgastado.

O trabalho inclui todo o trabalho que trabalhadores e trabalhadores realizam em todos os níveis de uma organização, exceto para o empreendedor. O empreendedor é o indivíduo que toma uma ideia e tenta obter lucro econômico combinando todos os outros fatores de produção. O empreendedor também assume todos os riscos e recompensas do negócio. O capital é composto de todas as ferramentas e máquinas usadas para produzir um bem ou serviço.

O modo de produção na Antiguidade foi o modo mais duradouro, pois existiu durante centenas de milhares de anos. Neste caso, os homens trabalhavam em conjunto, deforma que os frutos deste trabalho eram propriedade de todos. Não existia ainda o conceito de propriedade privada dos meios de produção, ou ainda proprietários. As relações eram de amizade e ajuda, e também não existia o estado.

 

 

fonte:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/o-sistema-producao-feudal.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais