Buscar

Sistema digestivo

Alguém tem algum material que contemple todo o sistema digestivo de maneira prática? Com o mecanismo de liberaçao de hormonios por feedback negativo ou positivo em todos os orgãos?

💡 1 Resposta

User badge image

Camila Streit

Sistema Digestório

Ordem do canal alimentar: boca > faringe > esôfago > estômago > intestino delgado > intestino grosso. Tem funções de ingestão, secreção, absorção, defecação e digestão (química e mecânica).

  • Boca: apresenta limites:

- anterior: lábios

- posterior: istimo da garganta (arcos palato glosso e faríngeo)

- lateral: bochechas

- superior: palato (maxilas e palatino)

- inferior: língua (que apresenta papilas valadas, fungiformes e filiformes), soalho da boca

A boca ainda apresenta glândulas salivares que secretam saliva, que tem funções de umedecer, lubrificar, fazer a auto limpeza e prevenir caries. Além de tudo a amilase salivar inicia a digestão do amido já na boca.

  • Faringe: órgão que atua tanto na digestão quanto na respiração.
  • Esôfago: apresenta porções cervicais, torácicas e abdominal. Atravessa o diafragma pelo hiato esofágico e é posterior a traquéia.
  • Estômago: é a porção dilatada do canal alimentar, realiza digestão mecânica (movimentos peristálticos) e química (através do suco gástrico)
  • Intestino delgado: principais eventos da absorção e digestão, completa a digestão química de proteínas, carboidratos e lipídios. Apresenta duodeno, jejuno e íleo.
  • Intestino grosso: porção final do canal alimentar, processos finais de absorção e digestão, formação e expulsão das fezes.
  • Fígado: é uma glândula anexa importante na digestão de carboidratos e armazenamento de glicogênio, produz bile que emulsiona as gotículas de gordura.
  • Pâncreas: glândula anexa que produz suco enzimático que auxilia na digestão química.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais