Buscar

quem ja fez a apol1 da administraçao e gestao;conceitos e aplicaçoes

💡 24 Respostas

User badge image

Felipe Souza

Nota 100

(Questão 01) Toffler criou o conceito de Ondas de Transformação, que abrangem momentos históricos da evolução da sociedade humana, e dividiu a Administração em três grandes períodos: da Revolução Agrícola até 1750, da Revolução Industrial de 1750 a 1970 e a Revolução da Informação, englobando o período pós 1970. Durante a 2ª Revolução Industrial que se iniciou em 1920, a Era da Gestão Empresarial foi dividida em quatro períodos, relacione os períodos com suas principais características

1º Período: Era da Produção em Massa (1920-1949)

2º Período: Era da Eficiência (1950-1969)

3º Período: Era da Qualidade (1970-1989)

4º Período: Era da Competitividade (a partir de 1990)

(4) Ficou conhecida como a busca da excelência empresarial (Eficiência+Eficácia) e do atendimento dos interesses dos stakeholders. 

(1) Com ênfase na quantidade produzida e padronização de processos (linha de montagem); 

(2) Com ênfase no controle das organizações (Burocracia); 

(3) Ficou conhecida como a Era da Satisfação dos Clientes;

Está correta a afirmativa:

RESPOSTA: D-) 4 – 1 – 2 – 3

 

(Questão 2) A gestão como conhecemos e estudamos atualmente é o resultado da história e da integração de vários indivíduos que pensaram a organização da sociedade e das atividades humanas, entre eles engenheiros, sociólogos, economistas e até mesmos empresários. A soma de cada conhecimento produzido em épocas diferentes permite ao gestor da sociedade atual explorar melhor suas técnicas e habilidades, entendendo como e porque cada princípio administrativo surgiu.

A partir do que se apresenta acerca da gestão/administração, analise as afirmativas:

Mesmo em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, em que se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns do cotidiano, o planejamento, a organização, a direção, e o controle se fazem presentes.

PORQUE

Os conceitos de planejamento, organização, direção e o controle foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Ford, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração

Assinale a alternativa correta:

RESPOSTA:  C-)A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.

 

(Questão 3) De maneira direta, Administração é o processo pelo qual se permite alcançar as metas de uma empresa, utilizando-se de recursos físicos e humanos. Certo (2003, p. 5) cita as principais características do termo, “É um processo ou uma série de atividades contínuas e relacionadas; implica alcançar os objetivos da empresa e se concentra nisso; alcança esses objetivos fazendo uso do trabalho com, e por meio de, pessoas e outros recursos da empresa”.

Em vista disso, analise as afirmações abaixo e identifique aquela(s) que está(ão) correta(s). Em seguida escolha a alternativa correta.        

I - A Administração movimenta toda a organização para chegar ao seu propósito, por meio da definição de metas pré-estabelecidas, e as maneiras pela quais a mesma será cumprida.      

II - As atividades devem ser organizadas, desenhadas, dirigidas e controladas de maneira adequada a se atingir o propósito principal que é o lucro, de forma responsável e ética.        

III - Antigamente, a Administração estava preocupada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fácil e bem-sucedido. Depois de um tempo passou a ser uma atividade grupal, e atualmente é vista como uma atividade organizacional em conjunto.

RESPOSTA: B-) Todas as afirmações estão corretas

 

(Questão 4) De acordo com o dicionário, a Administração é “o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas". É uma palavra com origem no latim administratione, que significa direção, gerência. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações.

Com base no texto acima, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, e analise a relação entre elas. Em seguida, assinala a alternativa que corresponde à análise correta.      

A Administração é praticada  nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

PORQUE

A Administração pode ser empregada de diversas maneiras e em diversas organizações, pois pode se referir ao processo pelo qual os gerentes tomam decisões para alcançar os diferentes objetivos de uma empresa; pode ser vista como a gestão do conjunto de conhecimentos presentes numa organização, expressos no conjunto de informações que fornecem orientações de como administrar; e, por fim, o termo ainda remete ao modo como uma organização faz a gestão das pessoas que nela trabalham.

RESPOSTA: A-) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

 

(Questão 5) As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:      
 

I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.

II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.

III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.

IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.

RESPOSTA:  A-) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

5
Dislike0
User badge image

Gil Ferreira

Existem diferentes teorias para a análise das organizações. Essas teorias marcaram os diferentes momentos de evolução das estruturas organizacionais. Contudo, o que caracteriza a moderna organização é o uso dealguns aspectos de todos os modelos teorizados até então Isso demonstra, de forma geral, que todos os pressupostos contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da teoria geral da organização.
É possível também notar-se que, para cada nova concepção, existem fundamentações baseadas em pressupostos que deram origem aos estudos das organizações nas sociedades capitalistas. São temas como as necessidades humanas, os interesses e os conflitos, a tecnologia, o trabalho e a especialização que, aliados a fatores econômicos e políticos, determinam a evolução das estruturas organizacionais (Materko). 

Algumas evoluções importantes marcaram a história do desenvolvimento das organizações. A primeira delas, ocorrida na virada do século XiX para o século XX, mais especificamente entre 1895 e 1905, “distinguiu a administração de propriedade, e estabeleceu a administração ou gerenciamento com um tipo de trabalho diferenciado”. (Drucker, 1992 p. 7).
Com base no texto anterior e no material apresentado nas aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: 

I - Surge a figura do gerente profissional, e a organização, longe de ser simplesmente um aglomerado de trabalhadores atuando para um fim institucional, começou a se apresentar como agente propulsor do desenvolvimento social. 

II - Outra grande evolução se deu por volta da década de 20, quando foi criada “a organização de comando-e-controle com ênfase na descentralização e sua distinção entre a equipe de planejamento e a equipe executiva”. 

III - Ainda hoje não se pode comprovar as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificar-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 

IV - O que se pode presenciar na atualidade são as inovações para as estruturas da organização. Baseadas nos estudos de comportamento, relações sociais, tecnologia, economia e política, as organizações já se caracterizam pela especialização, surgindo, assim, a organização de especialistas (Drucker, 1992: 3). 

V – A administração burocrática vem trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente nas informações científicas e na informatização, cujo objetivo é a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e a qualidade de vida.
A
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
C
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
D
Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
E
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

alguem pode me ajudar?

 

2
Dislike0
User badge image

Vanessa Cardoso

Questão 1 - A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.

PORQUE

O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.

A esse respeito, conclui-se que:

A

as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

B

as duas afirmações são falsas.

C

as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

D

a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

E

a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.

 

Questão 2 - O ambiente contemporâneo exige instituições extremamente flexíveis e adaptáveis; instituições que produzam bens e serviços de alta qualidade, assegurando alta produtividade aos investimentos feitos. Requer instituições que respondam às necessidades dos clientes, oferecendo-lhes opções de serviços personalizados; que influenciem pela persuasão e com incentivos, sem usar o comando; que tenham para seus empregados uma significação, e um sentido de controle, que eles sintam como se fossem deles. Instituições que confiram poder aos cidadãos, em lugar de simplesmente servi-los.

SANTOS, L. F. B. Evolução do Pensamento Administrativo. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.

A partir do que se apresenta sobre o ambiente contemporâneo e o que se torna imprescindível para as organizações, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:

() No final da década de 1980 imperou, no contexto das organizações, a Era das Competências, onde satisfazer o cliente é essencial e primordial.

() A reengenharia de processos, advoga a adoção de uma nova visão processual da atividade combinada com a aplicação da reengenharia nos processos chave das organizações.

() A reengenharia é uma teologia, pois requer a crença de que há um modo diferente de fazer e organizar o trabalho de uma organização.

() No contexto da reengenharia a tradição é essencial, pois é dela que surgem as mudanças.

Assinale a alternativa correta:

A

V-V-V-F.

B

F-F-F-V.

C

V-V-F-F.

D

F-V-V-F.

E

V-F-V-F.

 

 

 

 

 

Questão 3 - A organização pode ser vista enquanto entidade social e enquanto função administrativa. 

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

A organização enquanto função administrativa se define:

A

Como o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão.

B

Como sinônimo do empreendimento criado para atingir à objetivos pré-estabelecidos.

C

Como agrupamento humano que é criada objetivando metas específicas.

D

A partir de sua orientação por metas, projetadas como sistemas de atividade deliberadamente estruturados e coordenados e ligadas ao ambiente externo.

E

Como o direcionamento para o cumprimento de objetivos pré-determinados.

 

Questão 4 - A partir do viés dos níveis de decisões da empresa, a eficácia relaciona-se ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, entre outros). Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.  A figura ilustra de modo resumido, os aspectos inerentes à eficácia e a eficiência.

KRIESER, P. A diferença entre eficiência e eficácia, 2009. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/colunas/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia>.

Com o que se apresenta na contextualização da questão e na figura, a eficácia e a eficiência se diferenciam, pois:

A

A eficiência enfatiza os resultados e a eficácia os meios.

B

A eficiência baseia-se em resolver problemas, enquanto a eficácia busca atingir os objetivos.

C

A eficiência trata-se de obter bons resultados, enquanto a eficácia busca cumprir as tarefas.

D

A eficiência relaciona-se com as máquinas em bom funcionamento e a eficácia em manter as máquinas.

E

A eficiência baseia-se em otimizar a utilização dos recursos e a eficácia em salvaguardar os recursos.

 

Questão 5 - Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de maneira eficiente e eficaz, a Administração/Gestão é todo o processo de planejamento, organização, direção e controle das ações organizacionais.

 CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Com o que se apresenta na aula da disciplina, acerca do PODC, assinale a alternativa correta.

A

O planejamento engloba os aspectos inerentes ao presente, onde as situações que são vivenciadas são descritas e analisadas exaustivamente.

B

Organização e Planejamento são sinônimos, logo inexistem diferenças entre os conceitos e suas aplicabilidades.

C

A direção se relaciona com a tomada de decisões, sendo a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.

D

O controle é empregado, prioritariamente, para traçar objetivos futuros.

E

Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são habilidades inerentes ao gestor.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais