Buscar

Em que consiste o arrependimento eficaz?

💡 3 Respostas

User badge image

Welison Fernandes

O instituto do arrependimento eficaz, bem como da desistência voluntária, encontra-se no artigo 15 do Código Penal, que diz: "O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados".

Antes de falar do arrependimento eficaz, faz mister traçar uma breve observação ao instituto da desistência voluntária. Na desistência voluntária o agente tem condições de prosseguir na execução do delito, mas voluntariamente (não necessariamente espontânea) ele decide por abondonar o prática do crime.

No arrependimento eficaz, por outro lado o agente esgota os meios de execução, mas impede que o resultado se produza. Nesse caso o agente também não consuma o crime por circuntâncias inerente a sua vontade.

Por fim, podemos notar que a diferença entre os dois institutos supramencionados é que na desistência voluntária o agente não esgota os meios executórios, enquanto que no arrependimento eficaz ele esgota mais consegue impedir que o resultado se consuma, por exemplo o resultado 'morte'. Em ambos os casos o agente só irá responder pelos atos já praticados.

3
Dislike0
User badge image

Andre Santos

O arrependimento eficaz tutelado no art.15, CPB , é um instituto que visa favorecer o agente que termina todas as fases dos atos executórios, mas arrepende-se de alcançar/ produzir o resultado pretendido anteriormente e com seu arrependimento eficaz, evita eficazmente a ocorrência do resultado, evitando a consumação do crime. O arrependimento eficaz consiste em reverter os atos executórios do iter criminis e evitar eficazmente a ocorrência do resultado naturalistico. Em assim sendo, o benefício de não se responder por tentativa, decorre do animus, da vontade do agente em evitar que o resultado ocorra. Bom estudos. Espero tê-lo ajudado.
2
Dislike0
User badge image

Ricardo

no arrependimento eficaz o agente, após ter esgotado todo os meios de que dispunha, arrepende-se e evita que o resultado aconteça. isto é, prática nova atividade para evitar que o resultado ocorra. se o agente não conseguir evitar o resultado por mais que se arrependa, responderá pelo crime consumado. tanto na desistência voluntária como no arrependimento eficaz, o agente responderá pelos atos já praticados que constituírem crime.
2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais