Buscar

O que significa a ligação não ser direcional?

 como acontece na ligação iônica mas principalmente na metálica,tem algo relacionado a condução eletrica?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Sabemos que se a ligação é direcional, o arranjo atômico local é determinado pelos ângulos das ligações e pode ser representado por um poliedro de ligação, cujos vértices representam as direções de maior energia de ligação.

Entretanto, se a ligação é não-direcional, o arranjo depende dos tamanhos relativos dos átomos. O emparelhamento pode ser descrito geometricamente como um poliedro de coordenação, que é construído conectando-se os centros de todos os átomos ou íons vizinhos que tocam o átomo central.

Dessa forma, a estrutura de um sólido em longo alcance pode ser descrita como arranjos de poliedros de ligação ou de poliedros de coordenação dependendo de qual descrição tenha mais significado físico. 

1
Dislike0
User badge image

Fabio Cavalcante

Não lembro de ouvir este termo, mas me parece ter relação com a polaridade da ligação. Ex: No caso de átomos com diferentes eletronegatividades (Capacidades de atrair para si os elétrons de uma ligação) a ligação estaria direcionada mais para um átomo que o outro; No caso de átomos com eletronegatividades iguais não estaria direcionada para nenhum dos dois, ou seja, a densidade eletrônica estaria igualmente distribuida ao longo do eixo de ligação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes