Buscar

Qual a relação de proteínas com ligações dissulfeto?

💡 1 Resposta

User badge image

Laih Passos

As proteínas  são constituídas de vários grupos de substâncias importantes, como: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Raramente  contém enxofre, iodo, ferro e fósforo. As proteínas são formadas principalmente pelos grupos carboxila (COOH), amina (NH2) e grupo (R).         

ligação dissulfeto, em nomenclatura mais antiga ligação dissulfureto, é uma ligação covalente simples resultante da junção de dois grupos tiol. A ligação é por vezes designada ponte dissulfeto(ou dissulfureto). Formalmente, a ligação é denominada persulfureto, por analogia à ligação peróxido (R-O-O-R', em que R e R' são radicais orgânicos), mas esta terminologia é raramente usada fora da BioquímicaQuímica Bioinorgânica e Química Bioorgânica.

As ligações dissulfureto são formadas a partir da oxidação de grupos sulfidrilo (ou tiol, -SH). Também existem ligações trissulfureto quando se tratam de três átomos de enxofre ligados em série; formalmente, essa ligação é, no entanto, duas ligações dissulfureto consecutivas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais