Buscar

O que é uma projeção? segundo a psicanálise.

Gostaria de entender um pouco melhor isso, pois está muito obscuro ainda para mim.

obrigado.

💡 5 Respostas

User badge image

Bruno Moreno

Simplificada e objetivamente: Você atribui a alguém um comportamento ou característica negativa que você possui mas rejeita ou ignora.
2
Dislike0
User badge image

Wilson Idogawa Junior

Projeção é um mecanismo de defesa do inconsciente, que faz com que o sujeito projete, ou seja, estampa em um terceiro uma caracteristica SUA da qual ele não aceita em si mesmo. Ela não é necessáriamente negativa é apenas uma caracteritica do sujeito que projeta por não suportar. Isso ocorre de forma inconsciênte.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A projeção se baseia em um mecanismo de defesa elaborado involuntariamente por nós mesmos, a projeção por si só, como o nome já diz, se estabelece quando o conjunto emocional de diretrizes, ou melhor, sentimentos, são “ameaçados” por algum indivíduo, de modo que haja repressão por parte desse mesmo indivíduo.


Logo, a identificação dessas características consideradas ruins, pelo eu, são atribuídas a outro indivíduo, ou até de uma forma, a culpa é declarada tanto para outro indivíduo, como para alguma causa que possa ter algum papel que intervenha de alguma forma.


Essa relação do eu, e o indivíduo, ocorre de forma recíproca, pois, a identificação desses sentimentos, são abordados e identificados pela relação com algum indivíduo durante algum ato que possa comprometer e trazer à tona esses sentimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais